saneamento basico
Reúso Água Brasil

O que impede o reúso de água no Brasil?

Reúso Água Brasil

Por: Henrique Giacomin

Resumo:

No final de agosto, a Sabesp anunciou uma medida temporária de redução da pressão da água em toda a Região Metropolitana, das 21h às 5h.

Segundo a empresa, a medida foi tomada considerando os baixos níveis dos mananciais e “visa a evitar perdas por vazamentos e rompimentos de tubulações, contribuindo para a manutenção dos níveis dos reservatórios do Sistema Integrado Metropolitano”.

Os mananciais da Região Metropolitana de São Paulo vêm registrando seus menores níveis dos últimos dez anos. Embora os dados não apresentem números tão ruins quanto os da crise hídrica de 2014-2015, a situação ainda merece nossa atenção.

Medidas como a adotada pela Sabesp acendem um alerta sobre o que o futuro nos aguarda quando o assunto é água, principalmente nos grandes centros.

Reúso Água Brasil

José Carlos Mierzwa, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP, explica que embora existam estiagens, a precipitação — a quantidade de chuva que cai — se mantém numa média ao longo do tempo.

Nas suas palavras, a maior questão sobre a falta de água recai no consumo: “À medida que as pessoas começam a ter expansão da área urbana, as pessoas começam a ter acesso a produtos que geralmente elas não tinham antes. Inerentemente a melhoria da qualidade de vida das pessoas leva a um aumento do consumo de água”.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: