saneamento basico

Avaliação de não conformidades em obras de implantação de rede coletora de esgoto no Município de Itanhaém/SP

Resumo

O televisionamento é uma ferramenta utilizada para inspeção da rede coletora e singularidades visando garantir a qualidade do serviço executado. Para realização dessa atividade é utilizada câmera de vídeo que permite a visualização de objetos com luminosidade de 3 LUX. O trabalho comparou duas fases de execução de obras de implantação de rede de esgoto entre os períodos de janeiro de 2008 a novembro de 2011, numa mesma localidade, para que tivesse a mesma condição geográfica e os parâmetros semelhantes. Tomando como critério de análise o número de não conformidades em relação a extensão da rede executada, pode-se constatar que a não conformidade relativa a infiltração apresentou o maior número de ocorrências em ambas as fases. E que no total de ocorrências identificadas houve redução considerada na etapa mais recente de obras. Após homogeneização dos trabalhos podemos dizer que a gestão mais eficiente no tratamento das não conformidades podem ser atribuídas como causa da redução das ocorrências.

Introdução

O saneamento básico é composto pelo sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos. Segundo Nuvolari (2003), esse conjunto de elementos contribuem para melhoria de qualidade de vida e saúde através da redução de doenças de veiculação hídrica, epidemias, pandemias, e consequentemente redução no número de mortalidade infantil.

O sistema de esgotamento sanitário é composto de redes coletoras, coletores-tronco, interceptores, estações elevatórias, linhas de recalque, estações de tratamento e emissários. Esse sistema é dimensionado atendendo critérios estabelecidos em normas e buscando sempre aliar as tecnologias com a otimização de recursos econômicos.

Durante a execução do sistema é possível observar pontos de fragilidade da rede coletora, como por exemplo, juntas que apresentam falhas (Figura 1), tubulações trincadas, quebradas, dispositivos de inspeção e limpeza com locais de infiltração. Esses efeitos são decorrentes de falhas construtivas que estão relacionadas à qualidade dos materiais empregados e dos serviços executados. Dias e Rosso (2012, p. 5) citam ainda “[…] as próprias características do meio: nível do lençol freático, clima, composição e estruturação do solo, permeabilidade, vegetação, etc.”, como fatores que influenciam nesse parâmetro.

Capturar

O presente trabalho contém estudos realizados na cidade de Itanhaém – SP, onde foram televisionados 51.592,46m de rede coletora de esgoto, durante a Fase 1 que ocorreu no período de janeiro de 2008 a novembro de 2011. Na Fase 2 que ocorreu no período de fevereiro de 2014 a novembro de 2016, foram inspecionados 56.976,47m de rede coletora de esgoto.

Autores: Inês Tuyama Adan; Cyntia de Cássia Muniz Roveri; Rogério Francisco de Assis Sampaio; Sérgio Silvestre Martins e Susana Honda Mune Libonati.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Secagem Solar Lodo

Secagem Solar de Lodo

Na grande maioria das estações de tratamento de esgoto (ETEs), o lodo biológico é o resíduo sólido gerado em maior quantidade, sendo responsável por um dos maiores custos operacionais, devido principalmente aos serviços de transporte e destinação do material.

Leia mais »