saneamento basico
Indústria da cerveja reduziu em 40% uso de água em 15 anos, diz pesquisa (1)

Indústria da cerveja reduziu em 40% uso de água em 15 anos, diz pesquisa

Levantamento também mostra que 97% das latas são recicladas

A indústria cervejeira do Brasil reduziu, em 15 anos, 40% do consumo de água na produção das bebidas e alcançou 97,3% de reciclagem das latas de alumínio em 2024. Os dados são de Relatório de Sustentabilidade da Indústria Cervejeira 2025, divulgado pelo Sindicerv, e que o R7 Planalto teve acesso antecipado.

Segundo o documento, cerca de 33,5 bilhões de latinhas comercializadas retornaram à cadeia produtiva. Em geral, uma embalagem descartada leva 60 dias para voltar ao mercado como uma nova latinha.

De acordo com o Sindicerv, cada tonelada de alumínio reciclado economiza 95% da energia elétrica, reduz em 70% as emissões de gases de efeitos estufa e evita a extração de cinco toneladas de bauxita.

Em relação à economia da água, em 2011, a indústria precisava de 4,3 litros de água para cada litro de bebida produzida. Ano passado, a quantidade caiu para 2,6 litros.

Segundo o relatório, a economia acumulada no período chega a 161,9 bilhões de litros de água, volume suficiente para abastecer uma cidade de 2,9 milhões de habitantes durante um ano.

O setor diz que ampliou o uso de água de reúso, captação de chuva e sistemas de recirculação industrial para atingir o resultado.

Reciclagem

Segundo o setor, hoje às embalagens retornáveis representam mais de 80% do portfólio da indústria de cerveja. As garrafas podem ser reutilizadas, em média, 25 vezes antes de serem recicladas, reduzindo a geração de resíduos e o consumo de matéria-prima virgem.

Fonte: R7


Últimas Notícias: