Inovação Tratamento Águas Residuais
Resumo:
Portanto o objetivo foi investigar alternativas tecnológicas sustentáveis para o tratamento de águas residuais. Bem como a atuação dos engenheiros químicos neste setor, visando contribuir para o desenvolvimento de reflexões sobre o tema.
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura por meio de busca avançada na base de dados PubMed.
Contudo foi utilizado o termo de busca sustainable alternatives for the treatment of water resources com os filtros full text, free, publicações de 2022, em qualquer idioma, disponíveis gratuitamente e na íntegra e que respondessem ao objetivo deste estudo. Foram selecionados 12 artigos para leitura na íntegra seguida de análise semântica.
Mas em relação às metodologias utilizadas na elaboração dos artigos analisados. Constatou-se que a mais utilizada foi a pesquisa de revisão, seguida da pesquisa experimental e estudo de caso.
Inovação Tratamento Águas Residuais
Em conclusão constatou-se também que a maioria do material analisado foi publicada em periódicos voltados para profissionais com interesses ambientais, apresentando conteúdo informativo e relevante para a área. Alternativas tecnológicas sustentáveis para o tratamento de águas residuais incluem abordagens nanotecnológicas, sistemas de microalgas, osmose direta, absorção, células eletrolíticas, uso de biorreatores e tecnologias de reuso de água.
LEIA TAMBÉM: Dessalinização: Tecnologias, Processos e Aplicabilidades
Em suma em relação ao papel do engenheiro químico no enfrentamento dos desafios do saneamento no Brasil, constatou-se que ele é fundamental na gestão de soluções para esse problema. Estudos futuros podem realizar uma análise mais abrangente para dar maior consistência aos achados atuais.
Autores: Elizete Maria da Silva Moreira e Lília Eduarda Corrêa Braga.