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Como integrar o comercial e o operacional?

Como já dito antes, integrar departamentos diferentes com funções não é tarefa fácil. Mas não é impossível com gestão.

Elencamos alguns pontos importantes para você pensar.

1 – O planejamento entre as áreas estão alinhados?

Se o comercial está pensando em aumentar tanto o número de clientes que o operacional não vai dar conta de atender os clientes novos e os mais antigos, alguma coisa está errada!

As metas de crescimento de ambos os setores devem estar bem alinhadas para não impactar em seu cliente final.

Quanto de recursos do operacional o setor comercial vai precisar se aumentar seus clientes em x%? Quanto recurso a mais o operacional vai demandar do setor de compras para atender esses novos clientes? Esses são algumas perguntas que os gestores deveriam se fazer.

Isso mostra que é extremamente necessário um alinhamento top-down entre comercial e operacional para definir, planejar, alinhar e coordenar as atividades de cada departamento.

É importante lembrar que, apesar das funções e objetivos diferentes entre os setores, todos devem estar focados às metas gerais da empresa.

2 – Comunique-se!

Uma empresa estadual de saneamento, geralmente, possui entre 1.000 e 5.000 funcionários. Quanto maior a empresa, maior a dificuldade de comunicação entre os setores.

Nós já tratamos dos benefícios e importância da comunicação corporativa aqui. Mas, a dica é: não deixe que a comunicação seja apenas informal. Tenha processos claros de comunicação entre os setores. E não precisa de nada mirabolante, um simples email já facilita muita coisa.

E que tal uma reunião entre os gestores das áreas a cada trimestre? E entre os diretores a cada semestre? Assim, é possível ter um acompanhamento das ações tomadas em cada departamento e realizar possíveis ajustes antes que gargalos sejam criados e se tornem grandes problemas.

3 –  Automação

A transformação digital já começou nos mais diversos setores e consiste em automatizar para facilitar o dia-a-dia nas organizações.

Uma infinidade de dados é gerado diariamente em todos os departamentos. Possuir um sistema integrado, como fonte única de informação, é capaz de unir não somente as áreas, mas também as pessoas.

Essa fonte de informação será consumida em todas as etapas do processo e serve para tomadas de decisão mais estratégicas.

Um exemplo da transformação digital no saneamento é o uso do Sistema de Informações Geográficas (GIS).

Há companhias que já utilizam o GIS para detectar ligações irregulares ou localidades que possuem rede de abastecimento (ou esgotamento sanitário) e ainda não estão ligadas.

Este é um caso de ações que necessitam ser trabalhadas em conjunto operacional/comercial, pois há um impacto direto nos objetivos dos setores e na performance da companhia.

E isso nos leva a um outro assunto: A gestão integrada.

A gestão integrada já é aplicada por diversas empresas como forma de garantir maior produtividade. Ela pode ser entendida com a incorporação de elementos de gestão a um conjunto, isto é, a aplicação da gestão em todos os setores de uma empresa.

É comum o uso de softwares para colocar em prática a gestão integrada, pois, como dito anteriormente, abre a possibilidade de unir os diversos dados e informações em um único lugar, facilitando a comunicação e a tomada de decisão.

O ERP é um exemplo bastante comum para uso da gestão integrada. Por meio dele é possível implementar processos e ter controle de entradas e saídas.

Dentre os benefícios, estão a economia de tempo, a transparência dos processos e a otimização da tomada de decisão entre os gestores.

Conheça como você pode integrar esses diferentes setores e ainda ter respostas mais rápidas das atividades

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