saneamento basico

ISLE Utilities | Maximizando a segurança hídrica: reúso de efluentes tratados na indústria

Segurança Hídrica Reúso Efluentes

Resumo:

A crise global da água e a crescente demanda por práticas sustentáveis exigem soluções inovadoras. De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, as estratégias de economia circular podem reduzir as emissões de carbono em 40% até 2050 quando aplicadas a quatro materiais industriais principais: cimento, aço, plástico e alumínio.

Nesse contexto, o reúso de efluentes tratados surge como uma abordagem estratégica que não só possibilita o reúso da água, mas também facilita a recuperação de matérias-primas valiosas.

Ao integrar os princípios da economia circular, a indústria pode reduzir a dependência de recursos externos. Reduzir o desperdício e aumentar sua responsabilidade ambiental, alinhando-se assim com as expectativas regulatórias e a demanda do consumidor por práticas sustentáveis.

Isle Utilities

A escassez de água afeta bilhões de pessoas em todo o mundo e deve piorar devido ao crescimento populacional e às mudanças climáticas.

Segurança Hídrica Reúso Efluentes

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, até 2030, a demanda global poderá exceder a oferta em até 40%. Colocando uma pressão sem precedentes sobre as indústrias dependentes da água. Regiões que já sofrem estresse hídrico enfrentam riscos crescentes para as operações industriais, tornando a busca por alternativas sustentáveis mais urgente.

A indústria, é responsável por aproximadamente 20% do consumo global de água, segundo a UNESCO (2024), com uso significativo em processos de resfriamento, produção e limpeza. Sem adaptação, as empresas correm o risco de interrupções operacionais. A reutilização de efluentes tratados apresenta uma solução viável, permitindo que as indústrias reciclem a água em seus processos para reduzir a dependência de fontes de água doce – contribuindo para a segurança hídrica local e global.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: