saneamento basico
Série Paranaense Saneamento Básico

Itaipu inaugura estação de esgoto em Itaipulândia e amplia saneamento em seis municípios do Paraná

Itaipu Estação Esgoto

Uma parceria entre a Itaipu Binacional, o Itaipu Parquetec e a Sanepar resultou na inauguração de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Itaipulândia, no Oeste do Paraná, na quarta-feira (11).

A ação marca o início de um amplo projeto de saneamento que inclui também os municípios de Medianeira, Santa Helena, Missal, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu. As informações são da assessoria de comunicação da Itaipu Binacional.

Durante a cerimônia, foram assinadas ordens de serviço para o início das obras em Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu. As iniciativas fazem parte de um convênio voltado à implantação de tecnologias inovadoras e sustentáveis no tratamento de esgoto — inéditas no Brasil — com potencial para se tornarem referência nacional, especialmente para municípios de pequeno porte.

LEIA TAMBÉM: Falta de investimento em drenagem põe cidades em risco

“O que a Itaipu está fazendo é devolver em benefícios para a sociedade parte da riqueza que ela gera”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri. Ele destacou o impacto direto na cidade de Missal, que antes não contava com nenhum tipo de coleta e tratamento de esgoto e agora terá cobertura entre 90% e 98%.

Itaipu Estação Esgoto

O projeto busca proteger o reservatório da Usina de Itaipu, reduzindo a carga de poluentes que chegam pelos seus afluentes. Além disso, promove saúde pública e melhora a qualidade de vida de aproximadamente 100 mil pessoas.

Estima-se a geração de mais de 8.800 empregos, entre diretos, indiretos e induzidos. O convênio também inclui práticas de economia circular e soluções baseadas na natureza.

Fonte: MSN.

Últimas Notícias: