Resíduos Sólidos Lixo Eletrônico
Os produtos que se enquadram na classificação de lixo eletrônico são valiosos, porque contém muitos materiais que podem ser usados como matéria-prima na fabricação de novos produtos, como plásticos, metais, ouro, vidros, entre outros.
Assim sendo, quando descartados corretamente, estes equipamentos depois de reciclados evitam a extração de recursos naturais.
Dessa maneira, os Resíduos de Equipamento Eletrônico (REE), como também são conhecidos, podem ser classificados em quatro categorias básicas, sendo cada uma delas com diferentes características quanto ao tamanho e aplicação. Sendo assim, veja abaixo quais são as categorias:
- Grandes equipamentos: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, ar-condicionado, micro-ondas, grandes TVs, etc.
- Pequenos equipamentos e eletroportáteis: torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, mixers, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, câmeras digitais, rádios, etc.
- Equipamentos de informática e telefonia: computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores e outros.
- Pilhas e bateria portáteis: pilhas modelos AA, AAA, recarregáveis, baterias portáteis de 9 V, etc.
LEIA TAMBÉM: Distrito Federal investirá R$ 9 milhões na criação de unidades para tratamento de lixo eletrônico
Diversas empresas estão empenhas em desenvolver soluções sustentáveis da produção ao descarte, como a LG, que tem o desafio de reciclar 8 milhões de toneladas de lixo eletrônico até 2030. Aqui no Brasil, a marca tem uma parceria com a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) para realizar a gestão da logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo.
Dê o destino certo para seu lixo eletrônico! Para saber mais sobre os locais de coleta correto de eletrodomésticos e eletrônicos, acesse o link. O sistema localizará o endereço mais próximo de você através do CEP informado.
Para pilhas e baterias, clique aqui: https://www.lg.com/br/suporte/coleta-seletiva
Fonte: Marcas Pelo Mundo