saneamento basico
Resíduos Sólidos Lixo Eletrônico

Você sabe o que é lixo eletrônico e por que ele tem tanto valor?

Resíduos Sólidos Lixo Eletrônico

Os produtos que se enquadram na classificação de lixo eletrônico são valiosos, porque contém muitos materiais que podem ser usados como matéria-prima na fabricação de novos produtos, como plásticos, metais, ouro, vidros, entre outros.

Assim sendo, quando descartados corretamente, estes equipamentos depois de reciclados evitam a extração de recursos naturais.

Dessa maneira, os Resíduos de Equipamento Eletrônico (REE), como também são conhecidos, podem ser classificados em quatro categorias básicas, sendo cada uma delas com diferentes características quanto ao tamanho e aplicação. Sendo assim, veja abaixo quais são as categorias:

  1. Grandes equipamentos: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, ar-condicionado, micro-ondas, grandes TVs, etc.
  2. Pequenos equipamentos e eletroportáteis: torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, mixers, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, câmeras digitais, rádios, etc.
  3. Equipamentos de informática e telefonia: computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores e outros.
  4. Pilhas e bateria portáteis: pilhas modelos AA, AAA, recarregáveis, baterias portáteis de 9 V, etc.

LEIA TAMBÉM: Distrito Federal investirá R$ 9 milhões na criação de unidades para tratamento de lixo eletrônico

Diversas empresas estão empenhas em desenvolver soluções sustentáveis da produção ao descarte, como a LG, que tem o desafio de reciclar 8 milhões de toneladas de lixo eletrônico até 2030. Aqui no Brasil, a marca tem uma parceria com a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) para realizar a gestão da logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo.

Dê o destino certo para seu lixo eletrônico! Para saber mais sobre os locais de coleta correto de eletrodomésticos e eletrônicos, acesse o link. O sistema localizará o endereço mais próximo de você através do CEP informado.

Para pilhas e baterias, clique aqui: https://www.lg.com/br/suporte/coleta-seletiva

Fonte: Marcas Pelo Mundo

Últimas Notícias:
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »
greenTalks Sustentabilidade de Embalagens

greenTalks entrevista Bruno Pereira, CEO da Ecopopuli, sobre sustentabilidade de embalagens

O segundo episódio da temporada 2024 do videocast greenTalks – uma iniciativa pioneira entre a green4T e NEO MONDO para discutir o papel fundamental da tecnologia na promoção de um futuro mais sustentável – tem como entrevistado especial Bruno Pereira, Especialista em Sustentabilidade Positiva, Líder do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e CEO da Ecopopuli.

Leia mais »
Gestão Resíduos Sólidos Urbanos

Estudo aponta caminhos para a gestão de resíduos sólidos urbanos

Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 20 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) todos os dias, sendo 12 mil domiciliares e 8 mil da limpeza urbana, decorrentes de atividades de varrição, recolhimento de restos de feiras, podas e capinas. Considerando somente as 12 mil toneladas produzidas nas residências, isso dá uma média de aproximadamente 1 quilo de lixo por habitante ao dia.

Leia mais »