saneamento basico

Mapas temáticos de inventário físico-territorial na bacia hidrográfica do córrego do Veado em Presidente Prudente-SP

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo realizar a produção cartográfica de 4 mapas temáticos que compõe o inventário físico territorial da bacia hidrográfica do córrego do Veado, localizada em Presidente Prudente, São Paulo. A escolha pelos referentes mapas deu-se pelas suas particularidades individuais. Justifica-se os mapas que se relacionam com a topografia da área em estudo (hipsometria e declividade) com existência do alto número de inundações na região. Em relação aos mapas de uso do solo e invervenções antrópicas (uso e cobertura da terra e possíveis fontes de contaminação), justifica-se pelo estado de assoreamento atual da bacia. A escolha da área de estudo representa a preocupação em relação à recuperação de aspectos ambientais e conservação da área da bacia do córrego do Veado, principalmente devido a sua importância local. Por conseguinte, por meio de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, foram levantados e mapeados as principais características físicas e os principais fatores de eventuais contaminações da bacia em estudo. Os resultados dos mapas temáticos abordados corroboram a necessidade da preservação e recuperação de áreas degradadas na bacia, que se encontram em quase sua totalidade degradada e urbanizada, havendo a necessidade de se estabelecer técnicas adequadas de planejamento ambiental para a sua eficaz restauração.

Autores: Arthur Pereira dos Santos; Paulo Barbosa Saqueti; Mateus Ederli; Elson Mendonça Felici e Daniel Ângelo Macena.

Artigo Completo

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »