saneamento basico

Mapeamento do descarte de resíduos de construção e demolição

O processo de ocupação urbana, quando não fiscalizado, promove a persistência de diversos problemas urbanos. A geração de resíduos de construção e demolição é uma dessas consequências, fator esse que, se não supervisionado, favorece o descarte irregular dos rejeitos. Sendo assim, por falta de infraestrutura urbana, esses resíduos são descartados em locais inadequados, sendo esses, áreas verdes, margens fluviais e terrenos baldios. Portanto, afetando o meio ambiente e a qualidade de vida da população local.

O presente artigo visa identificar, classificar e mapear esses pontos de descarte irregular dos resíduos de construção e demolição presentes no bairro Alto do Bom Jesus. O bairro em questão possui localização no município de Serra Talhada –PE. No bairro foram identificados 19 pontos de descarte irregular desses resíduos, também classificados conforme a classificação do CONAMA. A identificação dos locais de descarte irregular dos RCD’s serve como alerta aos órgãos púbicos para ajudar na promoção de uma maior fiscalização. Assim como alerta de políticas públicas que atuem contra esse tipo de destinação à esses resíduos.

Mapeamento do descarte de resíduos de construção e demolição

O crescimento urbano pode ser definido pelo deslocamento de moradores da zona rural para a zona urbana, motivados pelo progresso tecnológico, pela busca de melhor qualidade de vida e busca pela garantia de um emprego fixo (TAKENAKA; ARANA; ALBANO, 2012). Os moradores, ao buscarem uma melhora em sua qualidade de vida, acarretam o crescimento populacional. Esse que aliado a urbanização descontrolada acelera de maneira exponencial a geração de resíduos sólidos. Ocasiona, enfim, uma alteração do desejo inicial da melhora da qualidade de vida. Tendo em vista que esse fenômeno causa danos significativos à saúde humana, aos recursos naturais e aos ecossistemas (TANG et al., 2020).

Aliando-se a isso, tem-se a construção civil, considerada uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social da sociedade (TESSARO; DE SA; SCREMIN, 2012), no entanto, é uma das atividades que causam mais impactos ambientais, uma vez que a demanda de matéria-prima ocasiona a utilização de muitos recursos naturais e gera umgrande volume de resíduos em todos os seus processos como, por exemplo, falta de planejamento ao iniciar a obra, onde a não contabilização inicial do material necessário para a obra contribui para a geração de excedente (LLATAS, 2011). No Brasil, no que lhe concerne, são gerados mais de 70 milhões de toneladas por ano e em muitas cidades ainda é comum o descarte irregular (PAZet al., 2020).

Autores: Éverton César Nere Melo; Glauber IslanFerreira Vieira; Elivelthon Carlos Nascimento; Rafaella Pereira Marinho; Vitor Hugo de Oliveira Barros; Miguel Vicente Canafistula de Oliveira.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »