saneamento basico
mbbr

O que é MBBR e como ele funciona no tratamento de efluentes?

MBBR é a sigla para Moving Bed Biofilm Reactor, ou seja, Reator de Biofilme em Leito Móvel. Trata-se de uma tecnologia de tratamento biológico de efluentes que combina os sistemas de lodos ativados e de biofilme.

Como o MBBR funciona no Tratamento de Efluentes?

O princípio do MBBR é simples. Dentro do tanque de aeração são colocadas pequenas peças plásticas chamadas de biomídias, que têm baixa densidade e grande área superficial. Essas biomídias servem como suporte para o crescimento de micro-organismos que degradam a matéria orgânica e removem os nutrientes do efluente; elas ficam em constante movimento dentro do tanque, graças à aeração ou à agitação mecânica.

QUER SE APROFUNDAR NO ASSUNTO? FAÇA A INSCRIÇÃO NO CURSO DE LODOS ATIVADOS

Uma das vantagens do MBBR é que ele não precisa de recirculação ou decantação do lodo, pois o biofilme fica retido nas biomídias, reduzindo o volume e a área necessários para o tratamento. Quer conhecer mais sobre este tema? Participe do curso Lodos Ativados, MBR e MBBR, promovidos pelos portais Saneamento Básico e Tratamento de Água, juntamente com o Hydrus.

Fonte: Alexandre Lopes.

Últimas Notícias:
Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Um mês depois da publicação de um plano para economizar água, o “volume útil” dos reservatórios da região metropolitana de São Paulo registrou queda. Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipulou critérios para contenção do consumo, o nível do sistema integrado estava em 28,7%. Na segunda-feira (24.nov.2025), o nível estava em 26,6%.

Leia mais »