saneamento basico
Membranas

Aperfeiçoamento do Processo de Separação por Membranas Utilizadas em Dessalinizadores de Água Produzida

Resumo

A produção de petróleo ainda representa boa porção da matriz energética do nosso país, e com isso, vem a necessidade também de tratar seus efluentes, sendo a Água de Produção o principal deles. Existem diversos métodos de separação água/óleo, tais como separadores gravitacionais, hidrociclones e flotadores a ar (Motta et al, 2013), mas além de ocuparem muito espaço e usar produtos químicos caros, eles não são eficientes para partículas pequenas na faixa dos micrometros, neste sentido uma opção seria o Processo de Separação por Membranas (PSM). As membranas já são utilizadas para dessalinização da água do mar e o seu funcionamento se dá pelas fases de microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração e osmose inversa, e através destas o tamanho dos poros vai diminuindo até menos que 0,002 micrometros (Braceiro, 2014). Apesar de ser uma tecnologia bastante promissora, a aplicação dos PSM na Água Produzida com fins de reuso enfrenta desafios como: a grande quantidade de compostos tóxicos presente como os BTEX, NFD e compostos policíclicos aromáticos (HPA); a obstrução dos poros causada por gotículas de óleo, biofilme acumulado e a alta concentração salina (Carvalho, 2011). A colmatação das membranas, ou fouling, é o que diminui o fluxo do permeado, ou seja, apesar de filtrar bem as impurezas, é de pouca quantidade, porém estudos recentes mostraram que o aumento desse fluxo está correlacionado com certas alterações na morfologia da membrana, assim como a sua relação dentro do dispositivo dessalinizador. Dessa forma, objetiva-se com esta pesquisa aperfeiçoar o Processo de Separação por Membranas (PSM) do dessalinizador, que já se consolida como uma tecnologia promissora e inovadora, otimizando o fluxo de separação de resíduos através da adição de um monômero na morfologia das membranas. Isso deve acontecer de maneira tal que o sistema se torne economicamente viável e aplicável na indústria de petróleo.

Autores: Pedro Lucas O. Batista*; Adilson J. Oliveira; Kelly Kaliane R. P. Rodrigues.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »