Microalgas Lagoa Eutrofizada
RESUMO
Primeiramente, o descarte dos efluentes domésticos sem um tratamento adequado podem elevar os níveis de nitrogênio e fósforo nos corpos hídricos naturais.
Nós testamos se as microalgas Scenedesmus acuminatus, Chlorella vulgaris e Planktothrix isothrix reduzem de forma desigual as concentrações de nutrientes dissolvidos em diferentes diluições de água eutrofizada com efluente doméstico.
Utilizamos água eutrofizada de uma lagoa urbana e a submetemos em três condições: água não diluída, diluída em 50% e diluída em 90%. Adicionamos a biomassa das microalgas a estas diferentes condições. Os organismos de C. vulgaris e S. acuminatus atingiram o pico de crescimento no 7º e 9º dia, respectivamente.
LEIA TAMBÉM: O QUE PODE SER FEITO PARA QUE O SURTO DE NOROVÍRUS NÃO SE REPITA
Os organismos de C. vulgaris tiveram maior produção de biomassa e maior taxa específica de crescimento em PW0 (10,4 ± 9,4 mg L-1 e 0,96 d-1) e em PW50, (10 ± 8,5 mg L-1 e 0,85 d-1). O crescimento de P. isothrix foi baixo comparado ao das microalgas verdes. As três espécies foram igualmente eficientes na remoção de amônia em PW0.
A eficiência de remoção de nitrato foi mais alta com C. vulgaris em PW0, e mais alta com C. vulgaris e P. isothrix em PW50 e PW90. A eficiência de remoção de ortofosfato foi mais alta com S. acuminatus e C. vulgaris em PW0, igualmente eficiente para as três espécies em PW50, e mais alta com C. vulgaris e P. isothrix em PW90.
LEIA TAMBÉM: A ÁGUA PODE ACABAR? O QUE DIZ A CIÊNCIA
Dessa maneira, concluímos que a água eutrofizada por efluente doméstico sem diluição é a melhor opção como meio alternativo para o cultivo de microalgas verdes planctônicas. As três espécies de microalgas testadas são eficientes na remoção da amônia. Scenedesmus acuminatus não foi ideal para a remoção de nitrato.
Planktothrix isothrix foi eficiente na remoção de nutrientes quando a água residual doméstica é diluída. Chlorella vulgaris foi eficiente na remoção de nutrientes de águas residuais domésticas, estando diluída ou não.
Autor: Raize Mendes
Fonte: Repositório do INPA