[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Foram encontrados microplásticos em 100% das amostras retiradas de 50 rios, lagos e riachos da Pensilvânia, de acordo com um novo estudo publicado por pesquisadores na PennEnvironment Research & Policy Center.
Para entender melhor o escopo do problema do microplásticos nos Estados Unidos, pesquisadores coletaram amostras de hidrovias ao longo de 2020 e as testaram para quatro tipos de poluição microplástica.
Nas amostras, eles encontraram:
- Fibras, principalmente de roupas e têxteis;
- Fragmentos, principalmente de plásticos mais duros ou matéria-prima de plástico;
- Filme, principalmente de sacos e embalagens plásticas flexíveis;
- Beads, principalmente de esfoliantes faciais e outros cosméticos.
Os pesquisadores destacaram que, embora muitas das hidrovias amostradas não tivessem visivelmente com resíduos em pontos de acesso, e que tenham organizações dedicadas a limpeza, está claro que o escopo da poluição por plástico se estende muito além do que se pensava anteriormente.
Dave Noble, porta-voz da Bluewater, uma empresa sueca de água que luta contra a necessidade de garrafas de água de plástico, comentou sobre estas descobertas:
‘Ao contrário do lixo, os micro e nano plásticos são praticamente invisíveis a olho nu. Hoje eles estão nos alimentos que comemos, no ar que respiramos e na água que tomamos em todo o mundo. As evidências da China, dos EUA e da Europa sobre a poluição por microplásticos em água de torneira e água engarrafada enviam um forte aviso a todos nós de que precisamos de uma ação mais ousada em escala maciça e rápida por parte de reguladores e legisladores para impedir que plásticos e produtos químicos acabem em nossa água da torneira.’
ARTIGO NA ÍNTEGRA
Tradução e adaptação – Renata Mafra
renata@tratamentodeagua.com.br[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]