MG Avanços Saneamento Básico
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo, participou na terça-feira (26/8) do evento Conexões Saneamento 2025, em Brasília, destacando os avanços do Estado no setor após cinco anos da implementação do Marco Legal do Saneamento.
O encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes de empresas públicas e privadas para discutir os resultados da legislação.
Durante o painel. Marília Melo ressaltou os esforços de Minas Gerais na modernização do licenciamento ambiental e na adoção de novas tecnologias para agilizar a análise de projetos de saneamento.
Ela explicou. O modelo de licenciamento adotado em Minas já é considerado mais racionalizado e vem sendo aprimorado com a participação do Ministério Público e parcerias com o terceiro setor. “Essa cooperação tem permitido maior eficiência sem perder a segurança jurídica e ambiental”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: A controversa corrida pela mineração em águas profundas
Segundo a secretária, dois grandes acordos de reparação de desastres ambientais representam importantes aportes no setor: cerca de R$ 7 bilhões destinados à bacia do Rio Doce (caso Mariana) e outros R$ 1,4 bilhão para a bacia do Rio Paraopeba (caso Brumadinho). “Temos uma oportunidade no saneamento com esses investimentos, que vão acelerar projetos e garantir melhorias para milhares de pessoas”, destacou.
MG Avanços Saneamento Básico
O painel contou também com a participação do CEO da Sabesp, Carlos Piani. CEO da GS Inima, Paulo Roberto de Oliveira; do diretor interino da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Nazareno Marques; e do presidente da Copasa, Fernando Passalio. O diretor de jornalismo da CNN, Daniel Rittner, fez a mediação.
Além do papel do poder público, os debatedores abordaram o protagonismo da iniciativa privada na expansão do saneamento. Os gargalos que ainda persistem e os caminhos para atingir a meta de universalização até 2033. Estabelecida pela Lei nº 14.026/2020, que atualizou a Lei Nacional de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007).
Sobre o Conexões Saneamento
O Conexões Saneamento 2025 é promovido pela Abcon Sindcon – Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.
Fonte: AGM.