saneamento basico

Modelagem e simulação do processo de formação do biogás

Resumo

O processo de transformação da biomassa em biogás, conhecido como digestão anaeróbia (Anaerobic Digestion – AD), tem se tornado uma importante fonte de pesquisa nos últimos anos. O grande interesse neste processo deve-se ao fato desta transformação apresentar vantagens para a natureza e, consequentemente, para o ser humano. Uma das vantagens é a transformação de lixo em algo produtivo, que diminui a quantidade de gases tóxicos lançados na atmosfera e ainda gera energia utilizável. Neste trabalho, será apresentado o processo de digestão anaeróbia, incluindo a modelagem química e matemática do problema. Após a modelagem, o objetivo é simular este processo, resolvendo numericamente as equações diferenciais do problema. Por fim, são apresentados resultados numéricos que concordam com os dados encontrados na literatura.

Introdução

Através do processo de digestão anaeróbia [10], obtém-se um gás de grande relevância para a geração de energia, conhecido como metano, representado pela fórmula química CH4. O metano é o principal componente do biogás, classificado como biocombustível que pode auxiliar o ser humano a se emancipar da dependência dos combustíveis fósseis.

Autores: Marline Ilha da Silva e Alvaro Luiz de Bortoli.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »