saneamento basico

Modernização e reabilitação da ETE ABC da SABESP

Com base em estudos e levantamentos, a SABESP observou que a ETE ABC, localizada na divisa da cidade de São Paulo com São Caetano do Sul, necessitava de reabilitação em seus equipamentos, que já apresentavam desgastes e problemas mecânicos que resultaram inclusive na redução de capacidade de tratamento da planta.

SIGMA PROPÕE AÇÕES DE FORNECIMENTO, AUTOMAÇÃO, INSTALAÇÃO E REABILITAÇAO DA PLANTA

A SIGMA foi a responsável pela realização do projeto e da reforma propriamente dita de quatro removedores de lodo retangulares presentes na planta.

O trabalho possibilitou o aumento de confiabilidade operacional, reduziu o número de paradas indesejadas por desalinhamentos e falhas críticas dos caminhos de rolamento, ampliou a segurança operacional do sistema, e evitou assim, a quebra e desgaste acentuado de elementos de translação.

Imagem6

EXECUÇÃO

Os equipamentos com mais de 15m de dimensão entre eixos e 60m de caminho linear sobre o tanque possuem alta repetibilidade de parada e manutenção, dificultando a operação e a qualidade do efluente tratado.

Para reparar os problemas operacionais e de desgaste natural do equipamento, a SIGMA restaurou e propôs novos sensores e parametrizações para que os removedores funcionassem de forma linear e constante, adequando seus esforços e rotações.

Os braços de raspagem e trucks foram restaurados, otimizando assim seu funcionamento síncrono e eficiente. Também foram trocados os vertedores e placas defletoras das comportas, desgastadas pela intempérie. As esteiras, portas e cabos também apresentavam altos índices de quebras, oriundas dos desalinhamentos presentes no equipamento anterior à reforma.

Os misturadores e todos os guarda corpos da unidade foram restaurados para atender as necessidades de instalação da planta.

A operação agora ocorre de modo automático através de sensores intertravados e parametrizados em painel fornecido pela SIGMA, permitindo assim uma completa operação do equipamento.

Para maiores informações, entre em contato com a SIGMA.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »