saneamento basico

Programa de monitoramento e segurança de barragens do sistema produtor do Alto Tietê – SPAT

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os métodos e procedimentos do Programa de Monitoramento e Segurança das 5 barragens do Sistema Produtor do Alto Tietê (SPAT). Será apresentado e caracterizado o SPAT e em seguida apresentada a rotina e metodologias das equipes responsáveis pelo monitoramento manutenção, conservação e segurança das barragens.

Introdução

O SPAT (Sistema Produtor Alto Tietê) é um conjunto de cinco reservatórios (ou barragens) localizados entre Suzano e Salesópolis, concebidos visando o aproveitamento múltiplo de recursos hídricos, com ênfase para o controle de enchentes, abastecimento público, irrigação, diluição de esgotos e lazer.

Proposto dentro dos estudos do Plano HIBRACE – numa época em que o problema de enchentes na RMSP não era agravado pelo uso e ocupação cada vez mais indevida do solo; pela impermeabilização acentuada do solo; e grande quantidade de lixo jogado no Tietê -, teve sua implantação iniciada pela barragem de Ponte Nova, localizada no rio Tietê, no município de Salesópolis. A conclusão das obras ocorreu no início da década de 70.

De uma forma global, os cinco reservatórios (Ponte Nova, no rio Tietê, na divisa dos municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim; Paraitinga, no rio Paraitinga, em Salesópolis; Biritiba, no rio Biritiba, na divisa dos municípios de Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes; Jundiaí, no rio Jundiaí, em Mogi das Cruzes; e barragem de Taiaçupeba, no rio Taiaçupeba, na divisa de Mogi e Suzano ), dão auxílio importante para a redução nas vazões do Tietê e afluentes próximos à barragem da Penha, somando-se as obras de ampliação da calha do rio, especialmente no trecho Penha-Edgard de Souza.

Na Figura 1 é apresentado o desenho esquemático do Sistema Produtor Alto Tietê.

Capturar

 

Autores: Habib Georges Jarrouge Neto; Roberto Kochen; Carla Aparecida Souza Di Liberato; Leandro da Silva Batista e Michelle Gonçalves Sebata.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »