saneamento basico
problemas drenagem urbana

Avaliação de Riscos em Obra de Drenagem Urbana

Resumo

Os acidentes mais frequentes na indústria da construção, em todo o mundo, são queda de diferença de nível, choque elétrico e soterramento. Este último, ligado a obras de saneamento em sua maior parte, ocorrendo principalmente devido ao colapso ou queda de solo em trabalhos de escavação e de abertura de valas. O presente trabalho teve como objetivo analisar os riscos de acidentes em um canteiro de obra de drenagem urbana, por meio de indicadores de desempenho, e propor medidas preventivas. A pesquisa também tem o intuito de colaborar com estudos que envolvem obras de drenagem, visto que, há escassez em fundamentos teóricos e em pesquisas aplicadas com esse enfoque. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica, coleta e análise de documentos e pesquisa de campo em uma obra de drenagem urbana. Foi elaborado um check list, fundamentado nas Normas Regulamentadoras – NR, contendo as opções CO (conforme), DES (desacordo) e GIR (Grave Iminente Risco) para cada item avaliado. A partir dos dados obtidos na aplicação do check list, foram gerados indicadores para análise quantitativa e qualitativa do desempenho da obra em termos de segurança.  Foi identificado que apenas 27% dos itens avaliados estavam de acordo com as normas. Para as situações de risco nas atividades da obra, foram propostas medidas preventivas e corretivas, específicas para a obra estudada e genéricas para obras dessa natureza.

Autores: André Felipe; Kaline Martins; Lucas Cavalcanti; Roberto Revoredo e Bianca Vasconcelos.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »