saneamento basico
Orgão Solução Agência Saneamento

Órgão de solução consensual da Agência de Saneamento começa a funcionar

Orgão Solução Agência Saneamento

Com a tarefa de uniformizar a regulação do saneamento no país, que tem mais de 80 agências subnacionais, a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) colocou para funcionar um novo ambiente para resolver conflitos regulatórios no setor.

Na Compor-ANA (Câmara de Solução de Controvérsias da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) tramitarão procedimentos de mediação e arbitragem destinados a esclarecer a aplicação e a interpretação das normas de referência editadas pela reguladora após o marco legal do saneamento, de 2020.

Oficializada em agosto, a Compor já tem um caso sob análise para ser admitido e, se aceito, começar a tramitar. Segundo apurou a Agência iNFRA, é um pedido de mediação feito pela CSA (Concessionária de Saneamento do Amapá). Antes de aceitar a solicitação, a ANA precisa ouvir as outras partes que estão envolvidas na controvérsia.

A realidade diversa que os prestadores de serviço encontram no Brasil é um dos maiores entraves regulatórios do setor. Se tornou também um desafio para a ANA produzir suas normas de referência – foram mais de dez publicadas até agora.

Por isso a expectativa de que o novo órgão administrativo consiga dar uma vazão mais célere. Técnica e objetiva sobre as dúvidas e conflitos que surgirão a partir da aplicação das diretrizes de regulação.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »