saneamento basico

Os desafios da gestão ambiental na universidade

RESUMO

As universidades têm um papel fundamental nesse contexto, pois é o local que por excelência se produz conhecimentos e prepara futuros profissionais para o mercado de trabalho. Os problemas relacionados à gestão dos resíduos sólidos em universidades são complexos e exigem soluções sistêmicas, pautados principalmente na prevenção e redução da geração desses resíduos que se dá através de práticas contínuas e integradas de educação ambiental. O trabalho procura discutir os desafios da gestão ambiental no ambiente da universidade verificando as principais formas de gerenciamento de resíduos sólidos como estratégia para uma Gestão Ambiental na Universidade. A metodologia empregada é um estudo de caso ancorado na pesquisa-ação com abordagem de pesquisa quali-quantitativa, utilizando como técnica a observação sistêmica. Este procedimento estabelece uma sequência de etapas que contemplam a identificação, separação, pesagem e caracterização dos resíduos sólidos gerados. Dentre os resultados foi possível reproduzir dados que permitem comprovar que há iniciativas de gerenciamento de resíduos sólidos, porém ocorrem de forma paulatina e desarticulada em relação ao montante de sua geração. Observa-se que os materiais são descartados como inservíveis, sem um tratamento adequado ou práticas de redução, reutilização, reciclagem ou reeducação dos usuários. Dentre os resultados foi possível comprovar que existem iniciativas de gerenciamento de resíduos sólidos, porém de forma desarticulada em relação ao montante de sua geração, sugerindo e a implantação de um plano de logística ambiental sustentável para viabilização das propostas.

 

Autores: Alba Regina Azevedo Arana e Leila Maria Couto Esturaro Bizarro.

Artigo Completo

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »