saneamento basico
Hidróxido Cálcio Tratamento Efluentes

Otimização do Uso de Hidróxido de Cálcio no Tratamento de Efluentes

Hidróxido Cálcio Tratamento Efluentes

Resumo:

A busca por eficiência operacional e sustentabilidade tem impulsionado a indústria a adotar metodologias estruturadas para a otimização de processos produtivos.

No setor de reciclagem de chumbo, o tratamento de efluentes desempenha um papel fundamental na conformidade ambiental, sendo a hidróxido de cálcio um insumo crítico na neutralização dos resíduos ácidos.

No entanto, o consumo excessivo dessa substância pode acarretar impactos financeiros significativos. Como o aumento dos custos operacionais, além de problemas ambientais como a formação excessiva de lodo e maior geração de resíduos sólidos.

LEIA TAMBÉM: Microplásticos e nanoplásticos contaminam toda a cadeia alimentar

O presente estudo tem como objetivo a aplicação de ferramentas de gestão da qualidade para a redução do consumo de hidróxido de cálcio na estação de tratamento de efluentes (ETE) de uma indústria de reciclagem de chumbo.

Hidróxido Cálcio Tratamento Efluentes

Para isso, foram empregadas metodologias de resolução de problemas dentro do contexto do World Class Manufacturing (WCM), que integra a filosofia de melhoria contínua Kaizen. O problema identificado demonstra a necessidade de reduzir o consumo em 26,7% para alcançar a meta definida pela empresa.

Os resultados obtidos demonstraram uma redução expressiva no consumo de hidróxido de cálcio. Atingindo a meta estabelecida em apenas um mês de implementação das ações corretivas.

LEIA TAMBÉM: Dispositivo detecta aditivo cancerígeno em vinho, suco de laranja e água

Além da redução de custos operacionais, a otimização do processo permitiu minimizar a geração de resíduos, promovendo uma operação mais sustentável e alinhada às boas práticas ambientais.

Autora: Alyne Mayara Souza.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: