Skip to content
segunda-feira, junho 27, 2022
Últimas Notícias:
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
  • Na ordem de prioridade, o que deve vir primeiro: o saneamento básico ou saneamento moral? Você decide
  • Descoberta enzima que decompõe plástico em menos de um dia
  • Laboratório para caracterização e gestão de resíduos sólidos é inaugurado em Presidente Prudente/SP
  • Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Saneamento importa? Uma análise da relação entre condições sanitárias e COVID-19 nas capitais brasileiras

  • Acervo Técnico, Outros
  • fevereiro 3, 2022

Resumo

Este artigo analisa a relação entre o saneamento básico e a disseminação da COVID-19 nas capitais brasileiras. Para tanto, estima-se o Índice de Acesso ao Saneamento Básico pela redução das dimensões cobertura do saneamento e qualidade da gestão, obtidas por dados disponíveis no Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento. Em seguida, aferiu-se o nível de associação entre saneamento e taxas de incidência e mortalidade da doença em todas as capitais brasileiras entre março e setembro de 2020. Os resultados sugerem que Curitiba (0,824), Campo Grande (0,808) e Goiânia (0,794)
lideram o ranking de acesso ao saneamento básico. Além disso, as evidências apontam para uma correlação negativa entre saneamento e taxas de incidência e mortalidade por COVID-19. Contudo, a significância estatística das estimativas varia em função do tempo. Esses achados estão alinhados com a literatura internacional, que identifica o acesso ao saneamento como uma medida chave de profilaxia de doenças infecciosas.

Introdução

A COVID-19 reforçou a importância do acesso ao saneamento básico para a saúde pública (CARUSO & FREEMAN, 2020). Isso porque o fornecimento regular de água e a gestão de resíduos são essenciais para prevenir a disseminação de várias doenças infecciosas (WHO, 2020). Particularmente, no que se refere a essa doença, hábitos básicos de higiene pessoal, como lavar as mãos com água e sabão, são importantes medidas profiláticas (MUSHI & SHAO, 2020). Apesar da principal rota de transmissão do vírus ser o contato com aerossóis e gotículas respiratórias por meio do contato direto (FERRETTI et al., 2020) estudos recentes apontam que o mecanismo fecal-oral também pode atuar como um meio de difusão da doença (GU, HAN & WANG, 2020; GWENZI, 2020). Em algumas localidades, fragmentos de ácido ribonucleico (RNA) viral foram detectados em esgotos na mesma época em que os casos foram inicialmente relatados (PECCIA et al., 2020; PRADO et al., 2020).

Tecnicamente, a avaliação do impacto de fatores sanitários sobre a doença depende da mensuração de indicadores válidos e confiáveis, que incorporem variáveis de infraestrutura e gestão do sistema de saneamento básico. No Brasil, o Sistema Nacional de Informação Sobre Saneamento (SNIS) é a mais ampla e difundida base de dados sobre saneamento no Brasil. A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também fornece importantes informações sobre o saneamento nos estados e municípios brasileiros. Internacionalmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga estatísticas sobre os serviços de água, saneamento e higiene, denominados de WASH services, para todos os países. Por fim, o Environmental Performance Index (EPI), indicador de performance ambiental desenvolvido pela Universidade de Yale, também apresenta dimensões para água e saneamento. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é analisar a relação entre o acesso aos serviços de saneamento básico, aqui delimitado aos segmentos de água e esgoto, e a disseminação da COVID-19 nas capitais brasileiras. Metodologicamente, o desenho de pesquisa utiliza análise fatorial (AF) para estimar o Índice de Acesso ao Saneamento Básico (IASB). Depois disso, examina-se o nível de associação entre saneamento e taxas de incidência e mortalidade da doença no Brasil.

Autores: Demétrius Ferreira, Lucas Silva, Dalson Britto Figueiredo Filho

 

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

AnteriorAnteriorTecnologias aplicadas para recuperação ambiental do rio Paraopeba/MG por meio de uma estação de tratamento de água fluvial: estudo de caso do acidente de Brumadinho-MG
PróximoConsórcio Comares realiza Audiência Pública sobre o projeto de concessão dos serviços de resíduos sólidos urbanos da unidade do Crato/CEPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Consumo e uso de água em entrepostos de pescado dulciaquícola

1 min de leitura

Este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo médio de água em processos produtivos na industrialização do filé de tilápia, em entrepostos de pescado dulciaquícola de pequeno e médio porte.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

suez
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
Conaut
Superbac
Penetron
bf-dias
logo-netzsch
logo-bioproj
DENORA
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.