saneamento basico

Inovação do planejamento estratégico no saneamento – Uso das ferramentas CANVAS e MCDA-C para aumento da Eficácia do plano estratégico

Resumo

O planejamento é a fase mais importante de qualquer processo ou projeto. Além de ser uma da tarefa inerente ao gestor, abrange todos os níveis hierárquicos da organização. No nível mais elevado se realiza o planejamento estratégico, ou seja, o planejamento que considera a visão de longo prazo. A Companhia Águas de Joinville, empresa concessionária dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em Joinville, realiza o seu planejamento estratégico desde os primeiros anos de sua fundação. Desta forma, através de um estudo de caso, este trabalho apresenta a experiência da empresa no desenvolvimento do seu planejamento em 2018, o qual se deu com a incorporação de duas novas ferramentas de gestão: o método CANVAS e a ferramenta MCDA-C. Com a incorporação destas duas ferramentas a empresa conseguiu resultados importantes. O método CANVAS possibilitou a revisão dos objetivos estratégicos, que passaram a concentrar a sua essência na análise da geração de valor ao usuário final. Já a ferramenta de análise multicritério MCDA-C possibilitou uma visão sistêmica e de longo prazo dos indicadores, garantindo maior engajamento dos colaboradores e, com isso, a obtenção de melhores resultados.

Introdução

O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente. Trata-se de um processo contínuo durante o qual são definidos e revisados a missão da organização, a visão de futuro, os objetivos e os projetos de intervenção que visam a mudança desejada.

O saneamento representa uma das áreas de maior destaque nos últimos anos, especialmente pelo seu impacto direto em outras áreas, como saúde pública e meio ambiente. Como o Brasil ainda apresenta índices sofríveis em alguns componentes do saneamento, como o de esgotamento sanitário e de resíduos sólidos, é fundamental que as empresas que operam nesses segmentos busquem alternativas para acelerar as ações de melhoria nas diversas cidades que atuam. A Companhia Águas de Joinville está buscando cumprir o seu papel, pois inserida num cenário de baixa cobertura de esgoto na cidade, direciona a maior parte das suas ações para reverter esta situação. Para tanto, um dos instrumentos mais importantes da organização para subsídio na implantação dos projetos necessários é o planejamento estratégico.

O planejamento estratégico na Companhia Águas de Joinville foi oficialmente implementado em 2007, ou seja, um ano e meio após a fundação da empresa. Os objetivos, as metas e as iniciativas são estabelecidos sempre considerando um horizonte de cinco anos, em consonância com o processo de elaboração do orçamento empresarial. Desde a sua implantação, a Companhia já utilizou várias metodologias de gestão buscando aperfeiçoar cada uma das etapas de elaboração do seu planejamento.

Apesar do uso de metodologias modernas e da revisão constante de seu planejamento, alguns problemas afetavam a eficácia do mesmo, especialmente o cumprimento dos projetos de investimentos e o engajamento das pessoas para o cumprimento das metas estratégicas.

Diante disso, em 2018 foram incorporadas duas novas metodologias, o método CANVAS e a metodologia de avaliação multicritério MCDA-C. A ideia era que o processo de planejamento estratégico da organização conseguisse priorizar, cada vez mais, ações estratégicas, engajando os funcionários na realização da sua missão e contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa e sustentável.

Desta forma, este trabalho apresenta a experiência, ou seja, o caso prático, do desenvolvimento do planejamento estratégico da Companhia Águas de Joinville em 2018 a partir da incorporação das ferramentas Canvas e MCDA-C no processo.

Autores: Thiago Zschornack; Luana Siewert Pretto e Adriana Falcão Loth.

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