saneamento basico
Gestão de Resíduos Sólidos e Mudanças Climáticas

O Planejamento Urbano na Gestão de Resíduos Sólidos e Mudanças Climáticas

O Planejamento Urbano na Gestão de Resíduos Sólidos e Mudanças Climáticas

Um dos maiores desafios dos municípios é a gestão dos resíduos sólidos, essa temática está ligada diretamente as mudanças climáticas, emissões de gases do efeito estufa, mobilidade e fontes de energias renováveis e devem ser prioridades no planejamento dos municípios. Educação Ambiental é fundamental nesse processo. O presente estudo concluiu que a preferência dos cidadãos para morar na cidade, a sua gestão e infraestrutura, destacando a importância do planejamento urbano para se alcançar uma gestão eficiente, com gestão adequada dos resíduos e investimento em infraestrutura sustentáveis.

A urbanização dos municípios foi o diferencial para cidadãos preferirem morar na cidade. No entanto, quando estas não possuem um planejamento, norteado pelo Plano Diretor ocorre o desenvolvimento desordenado que compromete a qualidade de vida, como o surgimento de favelas e ocupação de lugares sujeitos a desastres. O planejamento urbano é fundamental para organizar os municípios. O Estatuto das Cidades estabelece diretrizes para a política urbana do Brasil.

Autora: Jaqueline Fernanda Meireles.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »