saneamento basico

Plano diretor de drenagem urbana no contexto do planejamento urbano

Resumo

O Planejamento urbano é uma ferramenta para o enfrentamento dos problemas urbanos. Para tanto, utiliza-se do plano diretor, o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano que estabelece as diretrizes básicas para expansão da cidade, distribuindo de forma equilibrada equipamentos e infraestrutura necessária. Neste cenário, reflete-se as teorias sociais no ambiente urbano em meios aos seus arranjos e complexidades, em particular, as necessidades sanitárias de escoamento para fins de saúde pública às concepções mais atuais sobre gestão integrada dos recursos hídricos. Com gênesis, no substrato dos planos diretores tradicionais aos planos diretores participativos. Dessa forma, analisa-se o Plano Diretor de Drenagem Urbana, como parte integrante do plano diretor, instrumento de planejamento ambiental, preventivo e de controle, que gera redução de custos e perdas ambientais no meio urbano em prol de uma drenagem urbana mais sustentável.

Autores: Renato Alves Pedrosa, Adriano D’Carlos Ferreira Oliveira, Danielly dos Santos Ferreira, Lailton da Silva Freire, Dr. Paulo Henrique de Carvalho Bueno, Dr. Mauro César de Brito Sousa e Dra. Bruna de Freitas Iwata.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »