saneamento basico
Política de Gerenciamento Resíduos Sólidos

Política de gerenciamento de resíduos sólidos em instituições públicas

Política de Gerenciamento Resíduos Sólidos

Primeiramente, o presente estudo aborda a problemática ambiental da geração de resíduos sólidos e a inadequação do gerenciamento destes nas instituições públicas.

Dessa maneira, considerando as limitações das opções de destinação final para os resíduos, é imprescindível minimizar as quantidades utilizadas dentro destas organizações por meio da redução, reutilização e reciclagem. Assim sendo, diante da Política Nacional de Resíduos Sólidos e em consonância com a agenda 2030, busca-se contribuir e apontar caminhos para o enfrentamento da grave questão.

O presente artigo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da política de gerenciamento de resíduos sólidos em instituições públicas. Portanto, foi utilizada a revisão sistemática por meio do protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). As buscas ocorreram entre os anos de 2013 e 2022 nas bases de dados Web of Science, Scopus, Scielo, Google Scholar e Oasisbrs. Ao fim da revisão, foram selecionados 79 trabalhos acadêmicos do total de 1.760 pesquisados. Os resultados encontrados mostraram que existe grande déficit de pesquisas relacionadas à temática abordada nas bases de estudo. O que a pesquisa concluiu? Por exemplo, a pesquisa mostrou que, apesar do Brasil possuir leis exemplares de gerenciamento de resíduos sólidos, tal atividade ainda é muito incipiente nas instituições públicas brasileiras.

Autores: Anne Caroline de Lima Silva, Cleomacio Miguel da Silva e Poliana do Nascimento Maia Cavalcanti

PDF Do Artigo

Fonte: Revista Observatório

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »