saneamento basico

Avaliação das práticas ambientais em indústrias de laticínios – estudo de caso

Resumo

As indústrias leiteiras vêm tendo um grande desempenho e importância econômica, social e ambiental. Diante dos
estudos analisados e da sua importância no setor, surgem então problemas e preocupações ligados à qualidade e
controle ambiental, além do elevado consumos de água. Com o objetivo de avaliar as práticas ambientais dessas
indústrias de laticínios, desde sua recepção até a saída de seus produtos, foram realizados pesquisas e estudos
exploratórios bibliográficos e posteriormente um check list como entrevista, para levantamento de dados e
informações metodológicas e comparativas das empresas estudadas. o tratamento dos dados foi obtido a partir de
uma análise descritiva, foi possível observar que o setor de produtos lácteos na região apresenta um potencial
poluidor bem elevado. Além do desperdício de água e energia, a falta de padronização dos procedimentos
higiênico-sanitários foi apontada também como ponto crítico, apresentando riscos ao meio ambiente se não
avaliados e tratados corretamente.

Introdução

As indústrias de laticínios no Brasil têm uma atuação de grande importância, tanto no aspecto econômico, quanto no social. Este setor é um segmento industrial bastante diversificado no âmbito nacional; onde encontra-se presente nos mesmos, empresas de leite de diversos portes, variando de empresas de fundo de quintal, que são beneficiadoras de volumes reduzidos de leite, até grandes multinacionais e cooperativas centrais capazes de processar um montante diário de centenas de litros de leite (JERÔNIMO et al, 2012).

O consumo dos produtos lácteos vem experimentando um grande crescimento mundial que levou a indústria a superar importantes obstáculos nos avanços tecnológicos e mudanças de hábitos em relação a melhorias para a empresa. Com esse novo cenário, as indústrias passam a tomar medidas de desempenho de padrões de qualidade e adotar funções ambientais, tornando-se um elemento importante na competitividade de mercado (SIQUEIRA, 2010).

As questões referentes ao meio ambiente têm ganhado um cuidado especial, devido à percepção dos impactos significativos que a produção e o consumo intenso causa à natureza. Os problemas ambientais presenciados hoje em dia, podem afetar tanto um impacto local, como em nível global. A intensificação da industrialização refletiu em um aumento na degradação ambiental, visto que os cuidados ambientais não são suficientes (BOSCO, 2013).

Bosco ainda comenta que, dentre as atividades industriais, o setor de alimentos destaca-se por um grande consumo de água e geração de efluentes significantes por unidade produzida. A indústria de laticínios é um exemplo relevante desse setor, na qual as operações de limpezas, tanques, pasteurizadores, homogeneizadores, tubulações, etc. geram um grande volume de efluente com elevada carga orgânica.

Diante das propriedades analisadas e sua importância neste setor, surgem então problemas ligados à qualidade e controle ambiental, além do elevado consumo de água. Os laticínios possuem um potencial poluidor muito alto, sendo que, possivelmente alguns efluentes cheguem a ser até cem vezes mais poluidores que o esgoto doméstico. Tornando-se um problema a ser enfrentado pelos fabricantes (SESSIN,2013).

Dentro deste contexto é facilmente perceptível que as empresas busquem estar em um exercício constante no que diz respeito às questões ambientais. Mesmo que as indústrias enfrentem uma série de dificuldades com a questão do meio ambiente, este setor é tratado por elas, como um compromisso secundário e de custo elevado, sendo muitas vezes, motivado pela pressão dos órgãos de controles fiscais (MARQUARDT et al, 2011).

Para Bacarji et. al. (2007), a indústria leiteira influencia diretamente e indiretamente nos aspectos e impactos ambientais, surge então a necessidade de prevenir e qualificar os processos de produção, propondo a implantação de tecnologias e métodos produtivos ambientalmente menos poluentes.

Contudo, a procura de boas práticas de produção e qualidade vem sendo atingida nas linhas produtivas das indústrias de lácteos, onde reflete a maneira sobre como estão sendo utilizados os recursos disponíveis e a qualidade dos resíduos depositados nos efluentes (WISSMANN, et. al. 2013).

Autores: Narjara Prates Gonçalves; Talita Ruas Maderi e Pitágoras Fonseca Santos.

praticas-ambientais

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »