saneamento basico

Modelo de operação otimizada para produção de água a partir de um sistema de suporte à decisão

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de modelos de otimização da alocação de água para atender às demandas da população frente a cenários de precipitações, vazões, disponibilidade e consumo variáveis no tempo. São apresentadas algumas simulações realizadas no Modelo de Análise da Operação Ótima, parte componente do MIGRH integrado ao Sistema de Suporte à Decisão – SSD, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), assim como análises críticas dos resultados obtidos. Os dados aqui apresentados são meramente ilustrativos.

Introdução

O avanço da urbanização e a formação de grandes conglomerados urbanos traz como consequência um aumento significativo das demandas de água para consumo e, uma vez que a distribuição da água na superfície do planeta não se dá de maneira regular, a cada dia se torna mais importante desenvolver maneiras eficientes de gerir a oferta de água (Collischonn e Dornelles, 2013; Tucci, 2016).

Um dos métodos mais adotados para possibilitar a oferta regular de água são os reservatórios de armazenamento, utilizados para fazer frente aos períodos em que a vazão do corpo d’água não é suficiente para atender às demandas de consumo, e seu uso vem crescendo com o passar dos anos. Porém, o armazenamento por si só não é suficiente, havendo a necessidade também de utilizar os recursos hídricos de maneira eficiente, de forma a minimizar os riscos de escassez (Collischonn e Dornelles, 2013; Tucci, 2016).

Face ao exposto, a SABESP possui um sistema de suporte à decisão, SSD, no qual um dos principais componentes é o Modelo de Análise da Operação Ótima para seus Sistemas Produtores e respectivos reservatórios, que pode ter como objetivo uma certa vazão de produção de água para distribuição ou uma meta de armazenamento considerando os volumes de cada reservatório e em cada Sistema Produtor.

Neste trabalho, serão apresentadas algumas simulações e os resultados obtidos com o uso do referido modelo. Para o desenvolvimento das simulações será criado um sistema fictício, denominado Sistema Equivalente, com regras e limites estabelecidos apenas para fins de desenvolvimento deste trabalho.

Autores: Giovana Bevilacqua Frota; João Félix de Luca Lino; Cristiano de Pádua Milagres Oliveira; Rafael Miranda e Carlos Toshio Wada.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »