saneamento basico

PV de monitoramento

Resumo

O projeto consiste em monitorar o comportamento de determinado trecho crítico de rede coletora através do monitoramento do nível de esgoto dentro de um poço de visita – PV, previamente estudado e, com isto, atuar de maneira proativa na manutenção de redes coletoras de modo a não somente mitigar obstruções mas também gerar um controle ainda mais efetivo do comportamento do esgotamento sanitário da área em estudo, evitando-se insatisfações dos clientes e pagamentos de indenizações decorrentes de sinistros operacionais devido a refluxos de esgotos para os imóveis.

Introdução

A premissa do PV de Monitoramento é antecipar-se à problemas decorrentes de obstruções em redes coletoras de esgoto. Desta maneira, conhecer o comportamento de determinado trecho de rede coletora gera uma agilidade impar no sentido de conseguir atuar no citado trecho a tempo de mitigar ocorrências de esgoto retorno para imóveis do entorno ou extravasamento de esgotos em via pública, com isto reduzindo o tempo de prestação de serviços, uma vez que teremos a informação em tempo real, melhorando inclusive a qualidade do serviço prestado, pois antecipa questões de atendimento às demandas de cliente a respeito dos serviços prestados pela Sabesp.

Autores: Aluizio Martiniano da Silva; Paulo Rosa dos Santos; Cláudio Henrique de Paula; Edilson Souza Santos e Rone Assunção.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »