saneamento basico
Lixões Legislação

A questão do lixo e os impactos socioambientais em Carmolândia-TO

Resumo

Definimos o mundo, em suas relações sociedade-natureza, por muitos problemas, advindos das mais diversas causas. Dessa forma, o lixo é uma problemática que precisa urgentemente ser pensada pelos governantes e pela população em geral, pelos impactos socioambientais causados. Com o crescimento da urbanização, da população, do consumo tem-se o aumento de resíduos sólidos em todo planeta.

O recorte espacial desta pesquisa foi o município de Carmolândia-TO, que possui um lixão a céu aberto, além de outros impactos socioambientais. O objetivo geral do trabalho foi identificar os problemas socioambientais causados pelo lixo na cidade de Carmolândia, Tocantins. Sendo assim, enfatizando formas de reverter a situação atual, através da conscientização e novas atitudes com o lixo produzido.

Os procedimentos metodológicos adotados foram: pesquisa bibliográfica e documental em bases de pesquisas e órgãos oficiais e levantamento de dados através de conhecimentos e experiências empíricas sobre o local de estudo. Com a análise dos resultados, percebeu-se a necessidade da construção de um aterro sanitário em Carmolândia-TO, bem como iniciativas que promovam conscientização da população em geral para redução, reutilização, reciclagem de resíduos sólidos e descarte em lixeiras de coleta seletiva.

Em Carmolândia-TO precisam ainda ser plantadas árvores em praças e vias da cidade, necessitando também adotar medidas para prevenção e combate às queimadas e, haver comprometimento com a retirada de mato alto e entulhos. Com responsabilidade da prefeitura e consciência da população, é possível acreditar que serão construídas boas relações sociedade-natureza.

Introdução

São muitos os problemas socioambientais no mundo, advindos das mais diversas causas. Sendo assim, estes problemas na maioria das vezes, são resultados da inconsequente ação humana, que têm colocado como prioridade outras áreas e esquecido da questão ambiental. Assim, a natureza, nos devolve as duras consequências de nossos impensáveis atos. Brugger (1994, p.18), diz que “[…] a crise chamada ambiental não é nada mais do que uma “leitura” da crise de nossa sociedade”.

Com o crescimento da urbanização, da população e do consumo, o lixo passou a ser uma questão que precisa ser pensada pelos governantes e pela população, urgentemente. Mas, como já foi dito anteriormente, a questão ambiental tem ficado de lado, isso em diversos países, estados e municípios. Dessa forma, este trabalho investiga a questão do lixo e seus impactos socioambientais, tendo como base empírica, a cidade de Carmolândia, Tocantins.

Autora: LAURA VITÓRIA JACINTO DE ARAÚJO.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: