Reciclagem PVC
Resumo
O crescente número do consumo mundial de materiais plásticos, e consequente crescente geração de resíduos, tem aumentado o foco na evolução da economia circular e da gestão sustentável de resíduos.
O descarte inadequado de resíduos poliméricos no meio ambiente tem causado consequências prejudiciais, uma vez que, ao serem depositados na natureza, têm o potencial de se converter em microplásticos poluentes e tóxicos.
O Poli (cloreto de vinila) (PVC) destaca-se pela sua versatilidade, boas propriedades. E ampla aplicação (construção civil, saúde, embalagens), sendo um dos polímeros mais consumidos atualmente.
Neste cenário, há um grande interesse no desenvolvimento da reciclagem de resinas de PVC, expandindo o reaproveitamento de resíduos pós consumo e preservando recursos naturais.
Reciclagem PVC
No entanto, hoje a produção de resinas recicladas de PVC ainda é pequena quando comparada a outras classes de polímeros. Por isso, o presente trabalho visa identificar os desafios enfrentados hoje para a reciclagem do PVC e quais são as oportunidades para avanço desta técnica.
LEIA TAMBÉM: Amazônia Azul: entenda por que o Brasil é maior do que está no mapa
Em suma foi realizada uma revisão bibliográfica sobre estudos das áreas de ciência e engenharia de materiais e sustentabilidade e analisou-se diferentes experimentos para comparar teoria e prática. Foram determinados quatro principais desafios: separação de resíduos; estabilidade térmica do PVC; impacto nas propriedades mecânicas; e impacto no processamento.
Autora: Laís Bertolino de Carvalho.