O processo da reciclagem de garrafas pet

Resumo

No Brasil, temos a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a lei que estabelece diretrizes para os planos municipais e a maneira de como devem ser elaborados, como fiscalizações ambientais, medidas de educação ambiental junto à sociedade, incentivo as cooperativas, entre outros documentos legais de suma importância no que diz respeito à reciclagem. A coleta de dados foi a partir de observações e entrevistas na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura do município de Osório, com o secretário Carlos Augusto Fontoura e na Calixo Cooperativa do Aterro Sanitário, com a presidente Erdariza Ferreira, localizada no município de Osório, acompanhando o trabalho de coleta e separação dos resíduos sólidos e orgânicos e, a partir de uma revisão bibliográfica com teóricos que versam sobre o assunto reciclagem. Este trabalho tem como objetivo geral conhecer sobre os processos de reciclagem do lixo seco, desde a sua coleta até a separação dos materiais na cooperativa de reciclagem e aterro sanitário do município de Osório/RS. Pretende-se, a partir de uma abordagem teórica e prática através de uma pesquisa qualitativa e de campo aproximar a teoria da realidade, da prática, e, ao mesmo tempo, compreender como acontece esse processo de reciclagem no município em estudo.

Portanto, a pesquisa tem como tema: O processo de reciclagem de garrafas pet no município de Osório/RS, tendo como Objetivo Geral identificar o processo de coleta e reciclagem do lixo, com ênfase na reciclagem de garrafas pet. E, para dar conta deste objetivo geral, elencaram-se os seguintes objetivos específicos: – Conhecer os benefícios sociais, ambientais e econômicos da reciclagem da garrafa pet, no município de Osório/RS; – Identificar os produtos finais, incluindo o artesanato confeccionado a partir da reciclagem da garrafa pet. Este estudo justifica-se, pois é a partir da ideia de conscientização sobre a sustentabilidade no meio em que se vive que surgiu à curiosidade em conhecer os processos utilizados e que tipos de materiais podem ser transformados e reaproveitados com enfoque na garrafa pet, gerando renda, qualidade de vida e ao mesmo tempo contribuindo para a preservação da vida e do ambiente. Conhecer os benefícios sociais, econômicos e ambientais também é muito importante neste processo. Percebe-se que a reciclagem tem uma grande importância, tendo sua legitimação consistida, bem como nos benefícios que a mesma oferece para a população.

Introdução

A metodologia que norteou os meus estudos está baseada em revisão de literatura, pesquisas bibliográficas sobre a reciclagem, diálogo com o secretário de Meio Ambiente do município de Osório/RS, Carlos Fontoura, com a presidente da cooperativa e usina de reciclagem Calixo, Erdariza Maria Ferreira da Silva e conversas com os engenheiros ambientais do município de Osório/RS, João Barcellos e Cristine Cadorin, e conversas informais com duas artesãs que trabalham na Casa do Artesão no município de Osório/RS.

Foi realizada uma visita na Calixo Cooperativa de Aterro Sanitário de Osório/RS. A Cooperativa, fica situada no bairro Emboaba, pertencente a Osório, na Rua Capão da Areia, em frente ao loteamento Serramar, bairro este, localizado na estrada RS 30, entre os municípios de Osório e Tramandaí.

A CALIXO iniciou suas atividades oficialmente em outubro de 2005. A Prefeitura ofereceu o apoio institucional na fase de constituição e cedeu o espaço, junto com o aterro sanitário municipal, e os equipamentos para a operacionalização da Cooperativa. O sistema de coleta de lixo funciona de maneira integrada com a cooperativa de triagem. A Prefeitura estabelece dias específicos para coleta seletiva nos diferentes bairros de Osório, contudo, a cooperativa realiza a triagem de todos os resíduos domiciliares e comerciais, separando recicláveis, não recicláveis e orgânicos (ZEN; BOLZAN; ZUCCATO, 2011).

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento traz para o planeta Terra. No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel, o plástico e a garrafa pet (politereftalato de etileno). Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção, reaproveitando os materiais (DEMAJOROVIC, 2013).

Procuramos com esta pesquisa, conhecer o processo de coleta e reciclagem dos resíduos, com ênfase na reciclagem da garrafa pet e os produtos finais confeccionados a partir deste processo, no município de Osório/RS, observando-se através de visita e diálogos com os cooperativados, na usina de reciclagem e aterro sanitário do mesmo município.

A reciclagem é um processo que gera benefícios sociais, ambientais e econômicos, visto que, com este trabalho muitos desempregados e catadores conseguem sustentar suas famílias. No ponto de vista ambiental, contribui muito para diminuir a poluição das águas, do ar e do solo. Na cooperativa pesquisada, os materiais são separados para serem reciclados por empresas que vem recolher este material. Empresas de outros municípios, pois aqui em Osório não acontece à reciclagem propriamente dita, existe somente a separação dos mesmos.

Como questão norteadora deste estudo busca-se responder ao seguinte problema: Como acontece o processo de coleta e reciclagem do lixo seco, com ênfase na garrafa pet e qual seu destino no município de Osório/RS? Através da visita e da conversa com a presidente da cooperativa de reciclagem, podemos acompanhar todos os processos desde a chegada do lixo até a fase final do recolhimento do material reciclável e dos rejeitos, que são os materiais que não podem ser reciclados como papel higiênico, fraldas, lixo doméstico (restos de comida e cascas de frutas e verduras). Estes rejeitos são levados para o aterro sanitário, onde passa pela decomposição produzindo o chorume, líquido altamente tóxico devido à presença de metais entre outras substâncias perigosas.

A presente pesquisa tem por objetivo geral identificar o processo de coleta e reciclagem do lixo, com ênfase na reciclagem de garrafas pet e apresenta como objetivos específicos analisar o que é feito com os resíduos sólidos produzidos após passar por um processo de reciclagem, conhecer os benefícios sociais, ambientais e econômicos deste tipo de reciclagem no município de Osório/RS, através de observações na usina de reciclagem e aterro sanitário e identificar os produtos finais, incluindo o artesanato confeccionado a partir da reciclagem da garrafa pet.

O tema desenvolvido neste estudo justifica-se, pois é a partir da ideia de conscientização sobre a sustentabilidade no meio em que se vive que surgiu à curiosidade em conhecer os processos utilizados e que tipos de materiais podem ser transformados e reaproveitados com enfoque na garrafa pet, gerando renda, qualidade de vida e ao mesmo tempo contribuindo para a preservação da vida e do ambiente. Conhecer os benefícios sociais, econômicos e ambientais também é muito importante neste processo.

Autora: Adriana da Silva Hertzog.

baixe-aqui

Últimas Notícias: