saneamento basico

Uma proposta inovadora no processo de reciclagem de materiais eletrônicos

 

Resumo

Como associar valores financeiro, social e ambiental ao processo de reciclagem de materiais eletrônicos? Os resíduos eletrônicos não podem ser descartados em aterros sanitários por conter metais pesados altamente tóxicos e poluentes ao meio ambiente. O custo do descarte correto é muito elevado e a reciclagem direta como “ferro velho”não desperta interesse, por não ter retorno financeiro compensador. Neste sentido, este estudo busca aumentar os valores dos materiais eletrônicos recicláveis, através da capacitação técnica para desmonte e identificação de peças em equipamentos. Com esse conhecimento os recicladores podem selecionar as peças, testá-las e vende-la para um nicho de mercado que remunera melhor. O desenvolvimento deste projeto tem sido realizado no CEFET/RJ, com as cooperativas que têm parceria com a instituição na retirada de recicláveis, e na Organização Não Governamental (ONG) Redes da Maré, com os moradores de rua que sobrevivem como catadores e são acolhidos pela ONG. Este estudo envolve conhecimento em diversas áreas, como em segurança do trabalho, telecomunicações, eletrônica e em meio ambientes e caracterizando como um projeto multidisciplinar de ensino, pesquisa e extensão.

Autores: Myrna da Cunha; Alexandre Martinez dos Santos; João Terêncio Dias; Jose Antonio Fontes de Carvalho Ribeiro Rodrigues; Lucas Tejedor da Silva.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »