saneamento basico

A importância da reciclagem do papel na melhoria da qualidade do meio ambiente

 

Resumo

O presente artigo procura demonstrar a importância da reciclagem, com foco no papel, e os impactos desse processo no meio ambiente e na vida das pessoas, buscando criar um pensamento crítico se os prós são suficientemente maiores em comparação aos contras nesse ramo da reciclagem. Para melhor entendimento, visitou-se uma empresa que faz a triagem do material, para posteriormente enviá-lo às companhias que realizam o processo de reciclagem, complementando com pesquisas (material acadêmico, sites, livros, dentre outros) sobre o assunto. Após o estudo realizado, observou-se que, embora seja um processo benéfico, o mesmo pode causar impactos adversos ao meio ambiente, devido a maneira como são realizadas as etapas do processo, sendo necessário ajustá-las de forma que não somente se minimize os impactos, mas que se otimize os custos, e aumente assim o rendimento da empresa, de forma que lhe seja atrativa.

Introdução

A maioria da população brasileira vive hoje em cidade de grande e médio porte e um dos reflexos dessa realidade populacional é o imenso volume de resíduo gerado. São milhares de toneladas de resíduos depositados diariamente em aterros sanitários e outras tantas toneladas jogadas em terrenos baldios, lixões a céu aberto e córregos trazendo problemas sérios à saúde, meio ambiente e qualidade de vida da população.

Os brasileiros, mensalmente, jogam fora 76 milhões de toneladas de lixo, 30% poderiam ser reaproveitados, mas apenas 3% vão para a reciclagem. Muitas cidades do Brasil vêm adotando a reciclagem como uma das formas de diminuição da poluição no intuito de evitar danos ao meio ambiente e no panorama visual fazendo com que haja menos desperdícios. Em dez anos, o número de municípios que implantaram programas de reciclagem aumentou de 81 para mais de 900. Mas isso não representa nem 20% das cidades.

A reciclagem é uma forma particular do reaproveitamento de matérias-primas, tais como: papel, plásticos, latas de alumínio e de aço, vidro, orgânicos e outros, na qual é produzida uma nova quantidade de materiais a partir do material captado no mercado e reprocessado para ser comercializado, havendo grandes economias em energia e matéria prima.

Tem-se observado que uma grande quantidade de papel é recolhida diariamente dos cestos de lixo nos diversos ambientes de trabalho e até mesmo nas ruas, e que o destino desse material tem sido os lixões públicos.

Sabe-se, entretanto, que o papel usado é um material com grande possibilidade de reaproveitamento. Reciclando-o, pode-se diminuir o volume de resíduos ocasionado pelo uso desmedido e ainda poupar árvores, pois a celulose é a matéria-prima para sua fabricação. Para cada tonelada de papel reciclado são poupadas aproximadamente vinte árvores. Além do que, pode-se aliar proteção ao meio ambiente a resultados econômicos, sociais, ecológicos e de economia de recursos naturais através de uma destinação adequada do resíduo.

Autores: DERLICIO CARLOS GOES SOUSA; LEANDRO LISBOA MATOS; MYLLANE KELRY SA ARAUJO.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »