Skip to content
quarta-feira, maio 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
  • CONFERÊNCIA VIRTUAL – TECNOLOGIAS AUSTRÍACAS PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS
  • ‘Crédito Verde’: ações sustentáveis rendem incentivos à indústria
  • Riquezas potiguares de petróleo, gás e energias renováveis seduzem multinacionais que prometem novos investimentos no RN
  • Iguá apresenta os resultados operacionais dos últimos cinco anos e estratégia de crescimento
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Remoção de cloridrato de metiltiamina por adsorção utilizando carvão ativado produzido a partir da borra de café

  • Acervo Técnico, Resíduos Sólidos
  • janeiro 3, 2019

Resumo

O presente trabalho avaliou o potencial da borra de café como material precursor na produção de carvão ativado a fim de agregar valor a esse resíduo. A eficiência de remoção foi analisada na adsorção do corante cloridrato de metiltiamina. Para ativação química, foram utilizados dois tipos de agente ativante: o ácido fosfórico (H3PO4) e o hidróxido de sódio (NaOH). Para a produção do carvão e sua ativação procedeu-se a carbonização do material realizada em mufla a 350ºC por cerca de uma hora. Os agentes ativantes utilizados, levaram à produção de carvões com características físico-químicas distintas. Foram realizados experimentos em batelada, além de experimento em leito fixo, em um sistema de filtração com reservatório em uma instalação piloto para avaliar a remoção de corante em solução. Foi verificado que ambos os carvões removeram mais de 90% da concentração inicial de corante em regime de batelada e que o tempo necessário para se atingir o equilíbrio de remoção, foi de 10 e 30 minutos para o carvão ativado com H3PO4 e NaOH, respectivamente. Os testes experimentais na instalação piloto simulando um sistema de filtração resultaram em uma eficiência de remoção da ordem de 100% da concentração inicial de corante para ambos os carvões produzidos. Foi possível concluir que o carvão ativado obtido da borra de café, para os dois agentes ativantes utilizados neste trabalho mostraram-se adequados para a adsorção do corante cloridrato de metiltiamina.

Introdução

As indústrias têxteis são responsáveis pela geração de grandes volumes de efluentes líquidos que contém em sua composição corantes sintéticos que durante o processo de tingimento não se fixaram nas fibras, o que consequentemente faz com que esses efluentes tenham uma elevada carga orgânica e uma forte coloração.

A elevada estabilidade biológica das moléculas de corantes dificulta sua degradação pelos sistemas de tratamentos convencionais normalmente empregados (KLEN et al., 2012). Assim, se não tratados adequadamente antes de serem despejados, os efluentes têxteis colorem os corpos d’água, interferindo a transparência e estética da água, a solubilidade de gases, além de reduzir a penetração de luz solar e consequente alteração dos processos de fotossíntese (GUARATINI; ZANONI, 2000).

O processo de adsorção com carvão ativado, é um dos métodos mais promissores para o tratamento desses efluentes, pois proporciona a efetiva remoção de corantes. Entretanto, o carvão ativado empregado no processo de adsorção, ainda tem sua aplicação em grande escala limitada, pois é um material de alto valor econômico devido à origem e o valor das matérias-primas geralmente adotadas para sua fabricação. Assim, a utilização de materiais precursores alternativos de baixo custo, é uma das formas de diminuir seu custo, visto que o carvão ativado pode ser produzido a partir de qualquer matéria carbonácea.

A borra de café possui características físico-químicas favoráveis para ser convertida em carvão ativado. E por ser um resíduo gerado em grande quantidade, pode representar um problema ambiental caso sua destinação final seja feita de maneira incorreta. Dessa forma, torna-se interessante a conversão deste resíduo a um produto de maior valor agregado como o carvão ativado, e sua aplicação na remoção de contaminantes da água.

Neste contexto, o principal objetivo deste trabalho é produzir carvão ativado usando como material precursor a borra de café e avaliar sua eficiência na remoção do corante sintético cloridrato de metiltiamina, conhecido como azul de metileno (AM), de soluções aquosas.

Autores: Ana Carolina Ferreira Figueiredo e Alexandre Botari.

baixe-aqui

AnteriorAnteriorRemoção de ácidos húmicos na filtração lenta com pré-oxidação com radiação solar
PróximoHenrique Meirelles retoma proposta de privatização da SABESPPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Energias renováveis: um futuro sustentável

1 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro

1 min de leitura

O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

aquamec
Conaut
logo-netzsch
logo-bioproj
DENORA
bf-dias
Penetron
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
Superbac
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.