Remoção de Ferro da Água

Remoção de Ferro da Água distribuída no munícipio de Mankato (USA)

Remoção de Ferro da Água

Sabemos que o Brasil apresenta alguns desafios no que tange o tratamento de águas para os mais diversos fins, e um problema recorrente encontrado na qualidade das águas brasileiras é a presença de Ferro e/ou Manganês em níveis elevados.

Pensando nisso, a Resintech, empresa americana líder no segmento para resinas de troca iônica, desenvolveu uma resina capaz de remover totalmente o Fe/Mn presente na água, a SIR-1300.

Além de garantir uma qualidade de água superior aos métodos atualmente adotados, a SIR-1300 apresenta a vantagem operacional de realizar a regeneração das resinas com ar-comprimido, sem a necessidade de utilizar salmoura ou qualquer produto químico.

Portanto segue um case de aplicação da SIR-1300 em uma planta de tratamento de água municipal nos USA.

A Brenntag é distribuidora da Resintech no Brasil e possui corpo técnico para o desenvolvimento da aplicação da SIR-1300 para a remoção de Fe/Mn, bem como para abrandamento de água e para remoção de outros íons através da aplicação eficiente de resinas de troca iônica.

Mankato, cidade de Minnesota, está localizada nos condados de Blue Earth, Nicollet e Suer na região superior do Centro Oeste dos Estados Unidos.

Tem uma população de 44.488 habitantes de acordo com o censo de 2020, tornando-se a 21º maior cidade em Minesota.

A água potável municipal de Mankato é considerada segura e de boa qualidade.

No entanto, o teor de íon ferroso é considerado acima do nível máximo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de 0,30 ppm.

O tratamento atual da água da cidade inclui a oxidação do íon ferroso através da cloração seguida de uma filtração. O manganês, um contaminante que é frequentemente presente junto com o ferro, não está presente na água potável de Mankato.

Acesse o estudo de caso completo aqui!

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »