saneamento basico

Gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva e educação ambiental na UGRHI pontal do Paranapanema, São Paulo, e na microrregião de Ceres, em Goiás

Resumo

A presente pesquisa, pretende realizar um diagnóstico da situação do gerenciamento dos resíduos urbanos, coleta seletiva e Educação Ambiental nesses municípios, fazendo uma relação entre o Estado de São Paulo e Goiás, buscando soluções viáveis e estratégicas analisando também o contexto regional e suas peculiaridades. Sendo assim, a pesquisa de iniciação científica está voltada ao estudo do Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos, Coleta Seletiva e Educação Ambiental na UGRHI Pontal do Paranapanema, São Paulo, e na Microrregião de Ceres, em Goiás. Está integrada ao projeto PROCAD Novas Fronteiras no Oeste: relação entre Sociedade e Natureza na Microrregião de Ceres, em Goiás (1940 – 2013). O estudo sobre o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva e educação ambiental nos municípios em foco será realizado por meio dos dados e informações coletados junto ao IBGE sobre os municípios brasileiros, na CETESB, na SECIMA-GO e nos sites dos municípios em foco.

Introdução

É visto que com o crescimento das cidades nos últimos anos, diversos problemas começaram a aparecer, entre eles a aglomeração de resíduos urbanos e industriais que muitas vezes são depositados em locais indevidos, fazendo com que nesse sentido, os estudos atualmente estivessem voltados a procurar soluções para garantir uma destinação correta do lixo, visando também a saúde da população e para isso, é necessário compreender a sua trajetória, desde a produção até a deposição final.

Em meio a uma geração cada vez mais industrializada e mecanizada, a aglomeração nos centros urbanos se tornou crescente. A população emerge do meio rural após a revolução industrial em busca de melhores condições de vida, um aumento exacerbado que levou a estruturação de moradias sem planejamento, esgoto a céu aberto e resíduos dispersos em locais indevidos.

A decomposição de alguns tipos de materiais demora anos e preocupam gestores municipais, pois atualmente com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as normas sanitárias os gastos para cumprir as exigências são maiores e não há retorno financeiro significativamente positivo, já que pouco é o avanço sobre a reciclagem e reutilização dos materiais, além do gasto com os diversos estudos sobre a área para implantação de aterro e a demora de resultados, gerando um impasse na contribuição para a melhoria do meio ambiente.

Por isso, uma solução viável foram os consórcios intermunicipais, onde os municípios podem trabalhar em conjunto visando a implantação e manutenção de um aterro em local adequado, garantindo a destinação correta dos resíduos, a limpeza urbana, compromisso com a legislação e garantia de segurança e saúde da população, mantendo um equilíbrio de sociedade-natureza.

Este trabalho visa apresentar a gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva e educação ambiental nos municípios do acordo do Ministério Público Federal com a Companhia Energética de São Paulo, comparado a situação da Microrregião de Ceres em Goiás, buscando levantar dados sobre a situação atual e apresentar propostas para a temática em questão.

Autores: Thais Helena Gonçalves e Antonio Cezar Leal.

baixe-aqui

Últimas Notícias: