saneamento basico
Usina móvel de reciclagem Alto Tietê

Reutilização de Resíduos de Construção e Demolição em Obras de Construção Civil

Resumo

Com a evolução da construção civil e o consumo exagerado aumentaram significativamente a demanda por recursos naturais, cada vez mais escassos, bem como problemas ambientais decorrentes do incorreto descarte de resíduos gerados por esse setor produtivo. A quantidade de resíduos de construção e demolição (RCD) gerados pelas atividades da construção civil cresceu em importância mundial, pois diariamente são descartadas milhões de toneladas de entulho em todo mundo. Diante disso o despejo adequado de resíduos de construção passou a ser de fundamental importância para a preservação do meio ambiente, bem como o desenvolvimento de soluções que visam minimizar os impactos causados pelo descarte inadequado desses materiais. O presente trabalho pretende mostrar que a reutilização desses materiais constitui uma alternativa para obtenção de um agregado reciclado, resultado de resíduos quebrados e britados, apresentando características semelhantes ao produto original. Além disso, é relevante frisar que ao realizarmos esta prática, contribuímos diretamente com a preservação do meio ambiente, pois além de deixarmos de extrair da natureza uma enorme quantidade de matéria prima, deixamos de depositar esses materiais em aterros sanitários, lixões ou terrenos vazios e mudamos o cenário de degradação causado por esses resíduos.

Autores: Gilmar da Silva de Souza; Sidnei de Figueiredo Juvencio; Jussara Oliveira do Nascimento e Rachel Cristina Santos Pires.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »