Skip to content
quinta-feira, agosto 11, 2022
Últimas Notícias:
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
  • A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.
  • Como Integrar IoT, SCADA e Legados
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Revisão sobre a toxicidade e impactos ambientais relacionados à vinhaça, efluente da indústria sucroalcooleira

  • Acervo Técnico, Meio Ambiente
  • março 9, 2017

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Resumo

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de etanol proveniente de cana-de-açúcar. No processo de produção do biocombustível etanol vários resíduos são gerados, dentre eles destaca-se a vinhaça como o mais preocupante, devido as suas características físico-quí- micas e grande volume gerado. Este efluente é caracterizado altos teores de matéria orgânica, apresentando elevada demanda bioquímica de oxigênio (DBO), pH ácido e a presença de elementos como potássio e enxofre. Tais propriedades conferem a vinhaça um grande poder como poluidor ambiental. Estudos demonstram a contaminação de águas, solos, flora e fauna de mananciais. Considerando-se que o etanol é produzido empregando-se diferentes matérias primas, em inúmeros países, é possível concluir que estamos diante de um problema mundial bastante relevante, relacionado aos usos, armazenamento e descarte desse efluente. Essa revisão apresenta detalhadamente a origem, as propriedades e os impactos ambientais relacionados à vinhaça.[/vc_column_text][vc_column_text]

Introdução

O Brasil é, atualmente, um dos maiores produtores mundiais de cana de açúcar, e um dos maiores exportadores de açúcar. Os números deste sistema agroindustrial estão, geralmente, na casa das centenas de milhões de toneladas. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB, 2015) estima-se que a safra brasileira de 2015/2016 deverá atingir um montante de 658,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e em relação à produção de etanol foi estimado um aumento de 1,9%, o que equivale a 29,21 bilhões de litros de etanol na safra desse ano. Considerando-se que para cada litro de etanol produzido são gerados simultaneamente, aproximadamente 15 litros de vinhaça, calcula-se que 438,15 bilhões de litros desse efluente serão gerados.

A vinhaça, dependendo da região do país é nomeada também como vinhoto, caldo ou “garapão” é proveniente do processo fermentativo empregado na produção do biocombustível etanol. Além dela, outros resíduos, como o bagaço, palha, torta de fltro e cinzas de caldeira também são gerados. Entretanto, a vinhaça é o que recebe a maior atenção devido às suas propriedades físico-químicas e por se tratar de um resíduo altamente poluidor (LAIME, 2011; ROCHA et. al., 2012). Considerando-se que o Brasil é o segundo produtor mundial de etanol, atrás apenas dos EUA, e juntamente com a produção de vários outros países, o volume de vinhaça produzido é muito elevado. Dessa forma, estamos diante de um contexto nacional e mundial bastante preocupante quanto aos usos e descarte desse efluente e estudos voltados à obtenção de métodos efcientes e baratos, que permitam agregar valor a esse resíduo são de grande valia tanto nacional quanto mundialmente. Assim, a presente revisão tornará possível compreender as origens, as propriedades e os impactos ambientais relacionados à vinhaça.[/vc_column_text][vc_column_text]

Autores: Felipe de Aquino Lima; Antônio Carvalho dos Santos Junior; Luidi Castro Martins; Boutros Sarrouh e Renata Carolina Zanetti Lofrano.

 

 

[/vc_column_text][vc_btn title=”Baixe aqui” i_icon_fontawesome=”fa fa-download” add_icon=”true” link=”url:%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F03%2Frevisao-sobre-a-toxicidade-e-impactos-ambientais-relacionados-a-vinhaca-efluente-da-industria-sucroalcooleira-1.pdf||target:%20_blank|”][/vc_column][/vc_row]

AnteriorAnteriorPráticas em saneamento rural: um estudo no contexto da agricultura familiar
PróximoReciclagem com propósito socialPróximo

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

paques-logo-home.jpg
Conaut
Penetron
DENORA
clean environment brasil
bf-dias
logo-bioproj
suez
Superbac
aquamec
logo-netzsch

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.