Salubridade Ambiental Amazônia
Resumo
Este estudo apresenta a formulação do Índice de Salubridade Ambiental Rural (ISARural). Como instrumento de avaliação das condições de salubridade e saúde ambiental para uma comunidade rural da Amazônia, Nova Canaã.
A construção do índice foi realizada em quatro etapas: revisão bibliográfica sistemática em bases de dados on-line; seleção de indicadores e variáveis que apresentem semelhanças à comunidade de estudo para elaboração do índice; definição de critérios de pontuação, com a elaboração de formulário e escolha do método de formulação do índice; e visita in loco para aplicação do questionário, levantamento fotográfico, coleta e análise dos dados.
A partir da metodologia aplicada, o ISARural para a Comunidade Nova Canaã foi de 63,93, recebendo a classificação de Média Salubridade. Dos índices parciais que compõem o ISARural, o que mais influenciou positivamente o resultado foi o de Abastecimento de Água e negativamente o de Esgoto Sanitário. Esses resultados se devem, especialmente, à destinação incorreta de águas servidas, às más condições do pavimento e da drenagem pluvial das vias. Três índices parciais relacionados que possuem impacto direto nas condições de salubridade da população local, e que podem ter suas implicações negativas minimizadas por ações do poder público.
Autora: Alice Flávia Bezerra Rodrigues
Fonte: RIU