saneamento basico

Qualidade de saneamento básico e saúde de moradores do entorno de áreas alagáveis no município de Belém/PA

Resumo

Garantir o Saneamento Básico é primordial para o bem-estar e qualidade de vida do ser humano e a falta deste traz graves problemas de habitação, de infraestrutura urbana, entreoutros que agravam a questão socioambiental das cidades, tornando precárias as condições de vida da maioria da população. Sendo assim, atividades antrópicas que alteram o meio ambiente, associadas à ausência ou inadequação de saneamento, propiciam o aumento da incidência de doenças e à redução da expectativa de vida da população, principalmente em comunidades entorno de canais. Esse trabalho tem como objetivo realizar um levantamento do estado de saúde e analisar a possível relação de tal estado com as condições de saneamento básico dos habitantes que moram em torno de canais. Para isso, realizou-se uma visita técnica à área em torno do canal da Timbó para a realização de um questionário com os moradores da região com perguntas relacionadas à saúde dos moradores e ao meio ambiente que os cerca. Foi entrevistado apenas um morador por residência escolhida ao acaso, independente de sexo ou idade, ao todo trinta pessoas responderam ao questionário representando uma amostragem de noventa pessoas segundo o Censo de 2010 (IBGE). Os resultados mostraram que 70% (setenta por cento) dos entrevistados têm baixo nível escolar e 93% (noventa e três por cento) não possuem plano de saúde, além de conviverem com alagamentos frequentes em tempos de chuva e a inexistência da coleta de lixo os quais geram doenças prejudiciais à saúde humana. Por conta desses fatos, os moradores vivem sob a precariedade e ausência de infraestrutura de saneamento que cabe ao poder público remediar esses impasses.

Autores: Raymundo David Pinheiro Fernandes Baia; Lucas Mateus Coelho Nunes; Danilo Assunção Almeida; Felipe da Costa da Silva e Andréa Fagundes Ferreira Chaves.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »