saneamento basico
Saneamento básico e regulação

Saneamento básico e regulação no Brasil: desvendando o passado para moldar o futuro

Saneamento básico e regulação

Resumo:

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica da história do saneamento básico no Brasil e sua regulação.

Diversos contextos e motivações têm moldado a implementação de políticas públicas ao longo da história do Brasil.

A história das políticas públicas de saneamento no Brasil demonstra a transformação de uma atividade que se iniciou de modo incipiente, baseada em soluções individuais apropriadas à época, chegando a arranjos complexos de soluções coletivas que utilizam modelos de prestação pública e privada.

Saneamento básico e regulação

Apesar dos avanços, desafios persistem, como a falta de acesso adequado à água tratada e ao esgotamento sanitário que ainda afeta muitas pessoas. A regulação precisa ser aprimorada e padronizada para abranger todos os municípios, e colaborar para uma gestão holística que considere a saúde, o meio ambiente e o direito à água.

O estudo contribui para a criação de um registro histórico sobre o saneamento básico no Brasil, fornecendo um contexto relevante para pesquisas futuras e o desenvolvimento de políticas públicas eficazes.

Autores: Cíntia Maria Ribeiro Vilarinho; Eduardo de Aguiar do Couto.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Fenasan 2025 Encontro Universidades

Fenasan 2025: Especialistas dos EUA, Alemanha, França e Portugal trazem experiências inovadoras em saneamento para o Encontro das Universidades

Maior evento de saneamento ambiental das Américas, o Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, tem como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.  

Leia mais »