saneamento basico

Saneamento básico em municípios da região Amazônica (Brasil)

Resumo

O principal objetivo deste trabalho foi avaliar as condições de saneamento básico em três locais do Estado do Pará: Ilha do Mosqueiro (Belém), Comunidade Beira-Mar (Curuçá) e Centro de Vigia. Para tanto foram aplicados um total de 90 questionários, sendo divididos em 24 questionários na ilha de Mosqueiro, 32 na comunidade Beira-Mar e 34 no bairro do Centro. Os questionários foram elaborados para entrevistas semi-sistematizadas destinadas aos proprietários, com a finalidade de obter informações quanto ao tipo de abastecimento de água, aos aspectos gerais sobre o destino do esgoto e lixo da família. Os locais estudados variaram em alguns requisitos do saneamento básico apresentando boas condições em alguns parâmetros, no entanto precariedade em outros. De certo modo, essas precariedades provocam impactos ao meio ambiente e à saúde da população, devido à falta de infraestrutura nos componentes básicos e imprescindíveis ao homem que serve para proporcionar melhor qualidade de vida.

Autores: Andrew Wallace Palheta Varela; Francisco Áureo Noronha Filho; Karina Ferreira Castro Mesquita; Pedro Henrique Campos Sousa; Adriano Joaquim Neves de Souza e Maria de Lourdes Souza Santos.

Artigo Completo

 

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »