saneamento basico

Saneamento em SC exige pacto social para sair de realidade vergonhosa

Por: Renato Igor

Santa Catarina precisa de um grande pacto social para o saneamento.

Quando o assunto é Saneamento em SC, a assertiva opinião é de Paulo Horta, do Departamento de Botânica da UFSC. Tem razão o professor e pesquisador. Precisamos unir academia, empresários, órgãos de controle e as três esferas (União, Estado, municípios) para estabelecermos um plano de ação integrado e a busca de consensos.

Não é possível que um Estado pujante como é o catarinense apresente dados tão vexatórios de saneamento e de balneabilidade. E o problema não é apenas falta de recursos. Eles inexistem, verdade, para suprir o tamanho da demanda, mas não é só isso. Há inúmeros casos de uma burocracia interminável para tirar as obras do papel e, principalmente, a falta de convergência impede o andamento de projetos.

Saneamento em SC

O caso mais emblemático é o da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Tavares, Sul da Ilha, em Florianópolis. A obra foi suspensa inúmeras vezes, a cidade e a Casan ainda não sabem o que fazer com o destino do efluente tratado. Não se aceita o lançamento nem no Rio Tavares e, agora, tudo indica que o volume tratado será despejado na Baía Sul. O emissário submarino é rejeitado e , enquanto isso, o esgoto in natura é jogado diretamente no meio ambiente. Um desastre.

Ao contribuinte não importa se a empresa é estatal, municipal ou privada: ela precisa ser eficiente. Superar o corporativismo é importante. O Marco do Saneamento é um avanço que busca a parceria necessária com o setor empresarial. Cabe à agência reguladora a fiscalização dos contratos.

— Precisamos desarmar as instituições e colaborar de forma coletiva para ter sucesso — Disse o biólogo.

Fonte: NSC Total.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »