saneamento basico

Análise de sistemas piloto composto por reator UASB seguido por lodo ativado com decantação intermediária

Resumo

O nordeste brasileiro possui um grande potencial – que precisa ser mais explorado – devido ao seu clima quente, que é favorável ao tratamento de esgoto pela via biológica. Um método biológico que tem sido comumente utilizado nas grandes Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) utiliza reatores UASB seguidos por sistema de lodo ativado, justificado principalmente pela redução dos custos da ETE, baixa requisição de área e pela alta qualidade do seu efluente. Contudo, esta configuração pode apresentar certos problemas devido ao recebimento do lodo aeróbio no reator UASB no intuito de estabilizá-lo, como por exemplo a expulsão do lodo do reator anaeróbio para as etapas seguintes. Na perspectiva de analisar uma solução para os problemas citados, foi realizado o monitoramento e caracterização de dois sistemas piloto compostos por reator UASB e sistema de lodo ativado, sendo um deles com decantador intermediário, os quais recebiam uma vazão de 100 L/dia de esgoto doméstico. O monitoramento foi dividido em duas etapas: a fase 1 acompanhava a estabilização dos sistemas sem recirculação de lodo aeróbio de descarte para os UASB, enquanto a fase 2 consistiu no sistema em pleno funcionamento com a recirculação do lodo. Os dois sistemas realizaram tratamento de forma satisfatória, obtendo eficiências de remoção de DQO de 75% e 69% na fase 1 e de 68% e 70% na fase 2. Notadamente, o tratamento anaeróbio se destacou, na remoção de matéria orgânica, e baixa concentração de sólidos nos efluentes, próximo a 20 mg/L em ambos os reatores e para ambas as fases do monitoramento. Embora os sistemas tenham apresentado um bom desempenho inicial, não foi possível determinar a real influência do decantador intermediário, sendo necessário maior tempo de monitoramento. Desta forma, sugere-se que mais trabalhos sejam realizados nessa linha de pesquisa ainda pouco elucidada.

Autor: JOSÉ ARTHUR DO NASCIMENTO RAMALHO.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »