saneamento basico

Sustentabilidade urbana no estado do Pará

 

Resumo

O crescimento desordenado cria disparidades sociais, além de degradação em sistemas naturais e artificiais. Esses problemas se atenuam com o desenvolvimento urbano, impedindo de uma cidade ser sustentável, diminuindo a qualidade de vida, não irá existir equidade social, assim como o aumento da poluição e dos índices de violência, para alcançar sustentabilidade um município deve estar munido dados e informações que detectem pontos a serem melhorados no desenvolvimento, tendo em vista essa situação este artigo objetivou-se em realizar um ranking de sustentabilidade com índices que representam a realidade urbana de municípios paraenses, e analisar individualmente cada local. Os municípios paraenses analisados precisam traçar estratégias para melhoria da sustentabilidade urbana, pois não apresentaram bons resultados quando analisados individualmente nos parâmetros social, mobilidade e acessibilidade, econômico e social.

Introdução

As cidades passaram por um desenvolvimento não planejado que resultou em modificações nos ambientes urbanos, em uma perspectiva ambiental, existe o aumento da degradação das áreas urbanas e o esgotamento de sistemas naturais, assim como depredação dos artificiais.

Esse processo de urbanização acelerado e sem nenhum planejamento tem como consequência não somente problemas estruturais ao meio, mas também conflitos sociais, aumento da poluição e da violência, dentre outros, resultando em espaços urbanos com o desenvolvimento comprometido (Amadeoet al., 2017; Salleset al.,2019).

Passos, Silveira, Pita, Braga e Silveira (2013) destaca que a expansão urbana quando ocorre de forma desequilibrada os processos podem resultar em condições que favoreçam ao aumento de desigualdades sociais e espaciais, então há a necessidade de uma profunda reflexão sobre o crescimento urbano e sua gestão.

Percebe-se que a gestão deve estar munida de dados e informações que detectem pontos a serem melhorados no desenvolvimento de uma cidade, ação necessária para tornar-se um centro urbano sustentável, para tal situação existem índices e taxas de diferentes dimensões, mas é necessário criar um conjunto que as integre e aponte onde deve ser realizada uma ação.A política urbana tem de responsabilizar-se do direito sustentável (Brasil, 2001), objetivando-se em ordenar o desenvolvimento urbano, entendendo a cidade como um objeto de função social, deve ser dado o direito à terra urbana, saneamento ambiental, infraestrutura, transporte, trabalho e lazer.

Autores: Peri Guilherme Monteiro da Silva; Leonardo Augusto Lobato Bello; Maria Lúcia Bahia Lopes e Rosália do Socorro Silva Corrêa.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »