saneamento basico

Crescimento sustentável da indústria de plásticos criando estratégias de ação

 

Resumo

As empresas que produzem plásticos enfrentam o enorme desafio de como assegurar a sustentabilidade de um setor cujos produtos, uma vez descartados, levam mais de 300 anos para a degradação. No Brasil, o consumo per capita de plásticos passará de aproximadamente 20 kg/ano para cerca de 35 kg/ano em 2010, totalizando 6,5 milhões de toneladas/ano. Diante desse contexto, e da necessidade de o setor estabelecer as bases para um crescimento ambientalmente sustentável, os autores propõem um programa de ação para incrementar a reciclagem de plásticos no País. Foi utilizada uma metodologia de Estruturação para Mudança, com aplicação das técnicas Análise e Estruturação de Modelos e Delphi para a definição de estratégias e ações para o setor, a partir de uma visão integrada do problema.

Introdução

Ainda que o petróleo seja importante como fonte de energia, seu uso mais valioso é o de matéria-prima industrial. É provável que a última gota de petróleo do mundo seja utilizada como insumo petroquímico. Para as empresas que fabricam plásticos, isso gera o enorme desafio de assegurar a sustentabilidade de um setor cujos produtos, uma vez descartados, levam mais de 300 anos para se degradar. Diante desse contexto, pergunta-se quais deverão ser as ações estratégicas adotadas pelos agentes do setor de plásticos, de forma a garantir seu desenvolvimento sustentável.

Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar um programa de ações estratégicas para o setor de plásticos, visando seu desenvolvimento sustentável, com base nas necessidades e prioridades percebidas por especialistas e dirigentes do setor, identificadas por meio de uma pesquisa. O problema crescente dos resíduos sólidos urbanos e a perspectiva do uso mais intenso de plásticos pela sociedade exigem uma visão integrada da evolução futura do problema e o engajamento da alta direção das empresas na implementação de estratégias para assegurar a sustentabilidade do setor.

Diante desse contexto, foi realizada uma pesquisa com as principais empresas produtoras de plásticos do País, por meio do uso da técnica Delphi, além da metodologia de Análise e Estruturação de Modelos, aplicada durante workshop que buscou extrair conclusões sobre o assunto. A metodologia utilizada é descrita na seção 3, sendo apresentada uma visão de futuro, que norteia as estratégias propostas para o setor. A seguir, na seção 4, são descritas as ações propostas e na seção 5 apresenta-se uma discussão. As conclusões do trabalho mostram que de fato é possível a adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável para o setor, cujas ações concretas e imediatas contribuirão para tornar realidade o crescimento sustentável no futuro.

Autores: JAMES T. C . WR IGHT e RENATA A. GIOVINAZZO.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: