saneamento basico

Aceitação social ao uso de Técnicas Compensatórias de drenagem de águas pluviais para construção de cidades resilientes

Resumo

Na busca por cidades mais resilientes o manejo sustentável das águas pluviais urbanas vem se destacando cada vez mais como paradigma fundamental para o planejamento e projetos urbanos dentro do contexto atual de drenagem, onde o sistema clássico ainda é amplamente utilizado e vem se reafirmando como insuficiente e ineficiente, dando oportunidade às inundações e outras intercorrências mais perigosas a cada evento. Logo, os dispositivos de drenagem denominados Técnicas Compensatórias (TCs) e o Desenvolvimento Urbano de Baixo Impacto (Low Impact Development-LID) possuem como principal função o controle das águas pluviais em pequena escala e na fonte, procurando imitar o comportamento hidrológico natural do lugar, ou seja, anterior ao da urbanização. Contudo a aceitação da comunidade é um dos aspectos mais relevantes para a implantação destes, pois se tratam de dispositivos em sua maioria visíveis e expostos ao convívio social. Existem várias abordagens para sensibilizar e instruir a comunidade com relação às TCs e ao LID. Com isto este trabalho tem o objetivo de apresentar a analisar estudos de caso de abordagens para aceitação comunitária. Para isto foi levantado dois casos de realização de workshops e dois casos de aplicação de questionários em contextos internacional e nacional. A análise e comparação dos estudos de caso afirmou que a partir de uma maior exposição ao tema ocorre um aumento da aceitação da comunidade envolvida, confirmando a necessidade de métodos de divulgação para todos os agentes de uma comunidade.

Autoras: Tássia Romanne Duarte da Silva Pereira e Luciana Márcia Gonçalves.

Artigo Completo 

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »