saneamento basico
Bom Despacho Concessão Saneamento

Tratamento biológico de efluentes sanitários em ETE mista

Tratamento biológico ETE Mista

Resumo

Consoante a eminente necessidade de utilização de água no meio agrícola,otratamento e reutilização dos efluentes mostra-se uma alternativa econômica combenefícios socioambientais.

Para tanto, este trabalho tem por objetivo avaliar a eficiência de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na redução da DQO5,20, DBO, coliformes termotolerantes e totais, e turbidez e a partir destes resultados verificar a adequação do efluente para reúso agrícola.

A ETE consiste em: tanque séptico, tanque de microalgas, reator anaeróbio de fluxo ascendente, wetlands e pontos de coleta para monitoramento.

O tanque de microalgas utiliza a espécie, Desmodesmus subspicatus,e as wetlands utilizam a espécie Zantedeschia aethiopica.

Tratamento biológico ETE Mista

Para monitoramento da ETE foram analisados o oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, turbidez, DQO, DBO5,20, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, sódio e coliformes totais e termotolerantes.

Foi possível observar aumento dos elementos sódio, potássio, cálcio e, consequentementeda condutividade elétrica, ocorrência atribuída à pedra britada utilizada no preenchimento do reator anaeróbio e wetlands. A eficiência da ETE para os demais parâmetros atinge 90%, incluindo a remoção de nitrogênio e fósforo pela ação das microalgas.

Autor: Pulschen, A.A.1 ; Gomes, M.P.M.*1 ; Urbano, V.R.1 ; Bastos, R.G.1 ; Souza, C.F.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »